LOBÃO APLAUDE HOMENAGEM A JORGE AMADO NA FRANÇA



"Quero apenas registrar o meu júbilo, que sei partilhado por todo oSenado", disse o senador Edison Lobão (PFL-MA), referindo-se à iniciativa daUniversidade de Sorbonne, que concedeu otítulo de Doutor Honoris Causa ao escritor Jorge Amado. O autor de "Gabriela" encontra-seem Paris, integrando a delegação brasileira formada por 35 escritores, a convite do governo francês,que este ano homenageia a literatura brasileira no18º Salão do Livro.

Lobão entendeque, através de seus personagens, Amado "aponta os males da República e indica o bom caminho a ser seguido pelos homens de bem". Segundo Lobão, é também por essas qualidades que ele é considerado "um dos maiores escritores brasileiros de todos os tempos".

Em telegrama enviado a Jorge Amado,Edison Lobãoassinalou que "ninguém como você, nos seus inúmeros livros, detectou tão bem a alma brasileira, registrando usos e costumes com a severidade do observador que aponta, sem rebuços, o lado mau de sociedades emergentes".

Por ter essa visão do escritor baiano, o senador observou ser "de grande justiça e oportunidade que a Sorbonne sinta-se honrada em conferir a Amado, Giorgio Strehler e Jerzy Kawalerowicz, as insígnias de Doutor Honoris Causa".



26/03/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lobão determina luto oficial por Jorge Amado

Jorge Amado ganha homenagem nesta segunda, 10

Começa homenagem do Congresso Nacional a Jorge Amado

Em homenagem a Jorge Amado, Sarney cita militância política e personagens

Prosseguem homenagens a Jorge Amado

Brasil homenageia centenário de Jorge Amado