Lobão determina luto oficial por Jorge Amado



O presidente interino do Senado Federal, Edison Lobão (PFL-MA), designou os senadores José Sarney (PMDB-AP), Waldeck Ornelas (PFL-BA) e Francelino Pereira (PFL-MG) para representarem a Casa nas cerimônias fúnebres de Jorge Amado. Em sinal de luto oficial pelo falecimento do escritor, a bandeira brasileira será arriada a meio mastro no pavilhão em frente ao edifício-sede do Senado. Ao anunciar essas providências, Lobão ressaltou que, por meio de sua obra, o escritor vai sobreviver na memória do povo brasileiro.- Jorge Amado, com sua literatura, honrou e expandiu o perfil do nosso país. Hoje choramos a sua morte física, mas certos estamos de que ele permanecerá sempre vivo, através das suas utopias, no culto das futuras gerações de brasileiros - disse o senador.

Edison Lobão afirmou que são raras as personalidades que se eternizam na história e nas lendas de uma nação, por força de seu extraordinário talento, como acontece com Jorge Amado. Esse imenso talento, sustentou, sempre esteve a serviço do povo simples, expressando suas qualidades e defeitos.

- Desde jovem, Jorge Amado cumpriu o roteiro de seu destino, que era o de lutar pela justiça e pelos desvalidos. Por eles foi eleito deputado federal e por eles enfrentou na própria carne as dores da prisão e do exílio. Transplantou para sua obra a alma mais autêntica do brasileiro - afirmou o senador.

07/08/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


LOBÃO APLAUDE HOMENAGEM A JORGE AMADO NA FRANÇA

DO publica decreto de luto oficial no País

Renan decreta luto oficial no Senado

Senado decreta luto oficial e Renan destaca trajetória de Tebet

Prosseguem homenagens a Jorge Amado

Brasil tem luto oficial de 7 dias pelo falecimento do ex-presidente Itamar Franco