Lobão cobra investimentos em ferrovias



O senador Edison Lobão (PFL-MA) cobrou do governo maior investimento em ferrovias no país. Ele afirmou que, ao contrário dos países desenvolvidos da Europa, o Brasil retrocedeu nesse setor e as ferrovias anteriormente operadas pela Rede Ferroviária Federal S. A. (RFFSA) hoje estão abandonadas e sucateadas.

Em pronunciamento da tribuna, nesta segunda-feira (3), Edison Lobão lembrou que desde que entrou em processo de privatização, a RFFSA vem perdendo milhões de dólares em patrimônio por conta da ação de ladrões de trilhos de dormentes da rede operada anteriormente pela empresa.

- A RFFSA também está perdendo seu patrimônio em imóveis. Isso é crime de lesa-pátria - protestou o parlamentar, evocando a história das ferrovias implantadas ainda na época do Império pelo Barão de Mauá, que hoje estão desativadas.

Lobão disse não entender a razão de os sucessivos governos terem abandonado as metas de desenvolvimento incluindo a ampliação da malha ferroviária nacional, que considera essencial para um país das dimensões territoriais do Brasil.

O senador cobrou ainda pressa do governo na conclusão de trechos da Ferrovia Norte-Sul que aguardam a escolhadas concessionárias para esse serviço.

03/04/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Flávio Arns critica privatização das ferrovias e cobra investimentos no setor

EDISON LOBÃO DEFENDE TRANSPORTES EM HIDROVIAS E FERROVIAS

Investimentos em ferrovias no PAC 2 somam R$ 46 bilhões

Concessões de rodovias e ferrovias resultarão em investimentos de R$ 133 bi

Roriz defende investimentos em ferrovias no Brasil

João Ribeiro sugere mais investimentos em ferrovias