EDISON LOBÃO DEFENDE TRANSPORTES EM HIDROVIAS E FERROVIAS



O senador Edison Lobão (PFL-MA) disse nesta sexta-feira (dia 19), em discurso no plenário, que a inauguração da eclusa das três primeiras unidades de geração da usina hidrelétrica de Porto Primavera, batizada de "Engenheiro Sérgio Motta", permitirá a navegação de comboios com carga de até 6 mil toneladas, interligando os estados de São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul com o Mercosul. Lobão ressaltou a importância dos transportes ferroviários e aquaviários e pediu a conclusão da Ferrovia Norte-Sul.A eclusa de Porto Primavera, inaugurada no dia 23 de fevereiro, enriquecerá a vasta região de abrangência, segundo Lobão, e é um estímulo para que o governo dê continuidade aos programas de desenvolvimento do país. A eclusa está dimensionada para gerar 1,8 milhão de quilowatts de energia elétrica.Quanto à Ferrovia Norte-Sul, o senador pediu a conclusão de 1.600 quilômetros, que, segundo ele, estão estimados em US$ 1,5 bilhão. Lobão considera esse custo pequeno se comparado com o dos juros da dívida brasileira e com os recursos desembolsados pelo Tesouro para o Proer, programa que socorreu os bancos durante os ajustes financeiros destes.O modelo de transportes adotado pelo país, acrescentou, deve ser repensado, dando-se prioridade para os ferroviários e aquaviários, pois são opções que oferecem mais vantagens no mercado internacional.- As ferrovias e hidrovias, na verdade, podem e devem constituir-se em fator preponderante de desenvolvimento de novas e vastas regiões brasileiras, desde que integradas em eixos intermodais eficientes, como ocorre em nações continentais - disse o senador.Para Lobão, os planos de construir a Ferrovia do Aço, a Transnordestina e a Norte-Sul são importantes para "alavancar o desenvolvimento brasileiro". O senador observou que a deterioração do transporte rodoviário, modelo até então adotado pelo país, não é apenas reflexo das dificuldades econômicas do Brasil, que já privatizou boa parte do setor. O que ocorre, acrescentou, é a necessidade de adotar outro modelo mais eficiente, com ênfase nas ferrovias e hidrovias.

19/03/1999

Agência Senado


Artigos Relacionados


EDISON LOBÃO DEFENDE REFORMA TRIBUTÁRIA

EDISON LOBÃO DEFENDE CURSOS PROFISSIONALIZANTES

Edison Lobão defende retomada do crescimento econômico

Edison Lobão defende reabertura ampla do Refis

EDISON LOBÃO DEFENDE A GOVERNADORA ROSEANA SARNEY

Programa já cumpriu 70% das obras em rodovias, hidrovias, ferrovias e portos