Lobão destaca desempenho da indústria apesar do racionamento de energia
Ao contrário do que era esperado, observou o senador, houve aumento de produção em determinados segmentos industriais, com abertura de novas vagas para empregos.
- Um dos exemplos mais notáveis desse crescimento está no segmento têxtil, que vai recuperando para o Brasil a sua vocação para esse setor, que responde atualmente por 13,5% do PIB industrial e por 13,6% dos empregos gerados na indústria de transformação - afirmou Lobão.
O senador Romeu Tuma (PFL-SP) lembrou que a abertura das importações, em passado recente, trouxe grande sofrimento para a indústria têxtil e serviu apenas para incentivar o contrabando. Ele recordou também que, há dois ou três anos, o PFL discutiu e propôs medidas para a recuperação da cultura do algodão e do parque têxtil no país. O senador Arlindo Porto (PTB-MG) destacou a postura equilibrada e tranqüila do ministro José Jorge na condução das medidas referentes ao racionamento de energia elétrica, afirmando que o Brasil tem capacidade de produção e de exportação.
O senador Lindberg Cury (PFL-DF) anunciou a vitória brasileira em recente reunião da Organização Mundial do comércio, no Qatar, onde esteve como membro de comissão ministerial, com a abertura de mais um mercado para exportação. Ele ainda criticou as medidas protecionistas dos países desenvolvidos para produtos agrícolas. O senador Carlos Wilson (PTB-PE) lembrou esforço que fez à frente do governo pernambucano pela recuperação do setor têxtil no estado. Segundo ele, este setor é "uma das alternativas econômicas de alta valia para o Nordeste nesse momento de crise energética".
28/11/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Edison Lobão diz que não há risco de racionamento de energia
Alcântara destaca bom desempenho da indústria do Ceará
CMA pode chamar Edison Lobão para discutir risco de racionamento de energia
Apesar do mau desempenho inicial, programa Primeiro Emprego recebe apoio
Racionamento de energia: CPTM adota programa de redução de consumo de energia antes do prazo oficial
Energia: Governo do Estado de São Paulo dá exemplo no racionamento de energia