Lobão destaca vantagens competitivas do Brasil frente a China e Índia



Ao comentar texto do jornalista Gesner Oliveira intitulado "Brasil melhor do que parece", o senador Edison Lobão (PFL-MA) destacou, em discurso nesta quarta-feira (6), várias vantagens competitivas do Brasil em comparação aos emergentes China e Índia.

Entre os pontos positivos citados por Lobão, identificados no artigo publicado pelo jornal Folha de S. Paulo, estão a consolidação do regime democrático brasileiro, gerando menos incertezas a investidores; o forte empreendedorismo no Brasil, contrastando com as "ilhas de capitalismo" existentes na China e Índia; e a homogeneidade cultural da população brasileira, que utiliza apenas a língua portuguesa, diferentemente dos dois países confrontados onde são falados centenas de dialetos e várias línguas nacionais.

- Sob um processo eleitoral que a cada ano se aprimora, o Brasil serve de modelo à América Latina e a todo o mundo sobre como realizar um pleito limpo, fiscalizado, sob condições técnicas que confirmarão a legitimidade da decisão popular - acrescentou Lobão, ressaltando os avanços do sistema democrático brasileiro.

Lobão lembrou também que no Brasil, cuja população é predominantemente urbana, com apenas 16% vivendo no campo, o processo de migrações internas já se completou, ao contrário de China e Índia, onde há mais de 60% de camponeses.

06/09/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Entenda as vantagens competitivas do petróleo

Brasil, África do Sul, Índia e China debatem combate ao aquecimento global

Brasil, Índia, Rússia e China mostram reações positivas à crise econômica internacional

Brasil, Rússia, Índia e China devem discutir questões econômicas em abril em Brasília

Brasil perde para Índia e China na produção de energia eólica, afirmam especialistas

Brasil deve conhecer mais sobre China, Índia e África do Sul, recomendam especialistas