Lobão diz que contrato de gás com a Bolívia foi feito de forma descuidada



O senador Edison Lobão (PFL-MA) disse, nesta sexta-feira (5), em discurso no Plenário, que houve imprudência do governo brasileiro ao assumir um compromisso com a Bolívia para o abastecimento de gás no país. Segundo o senador, o governo assinou um documento de forma descuidada, por ocasião do contrato que tratava do abastecimento de gás boliviano para o Brasil, para o qual pagou milhões de dólares sem receber o produto.

VEJA MAIS

O Brasil cumpriu rigorosamente o contrato e pagou tudo o que havia prometido, antes mesmo de o gasoduto Brasil-Bolívia ficar pronto, lembrou o senador. Fazia parte desse mesmo contrato, como explicou Lobão, a exploração, pela Petrobras, das reservas de gás e petróleo na Bolívia. Mas, como observou o senador, o presidente daquele país, Evo Morales, não cumpre nada do que prometeu, nem o que está no acordo. O contrato sobre o gasoduto foi assinado no governo passado.

Para Lobão, o país vive momentos sérios de turbulência, agravados com a decisão do presidente da Bolívia, anunciada na última segunda-feira, de nacionalizar todas as reservas de petróleo e gás naquele país, prejudicando a Petrobras e descumprindo contratos feitos com o governo brasileiro.

- Estamos vivendo momentos de turbulência política em nosso país, que atravessa uma quadra de extrema preocupação. Este episódio da Bolívia junta-se à crise interna pela qual atravessamos - afirmou o senador.

Para Lobão, o governo da Bolívia expropriou os bens do Brasil naquele país e era dever do atual governo brasileiro cobrar seus direitos. O senador fez críticas à atuação do governo em relação ao episódio afirmando que "o Brasil ainda está fazendo concessões aos seus próprios interesses".



05/05/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Código não pode afetar o que foi feito de forma regular, diz Sindicato da Habitação

Aprovado projeto para que registro de contrato de aquisição de veículo seja feito exclusivamente nos Detrans

Projeto permite ao consumidor cancelar por meio eletrônico contrato de compra feito pela Internet

Casagrande defende diálogo como forma de solucionar conflitos na Bolívia

Lobão cobra aprovação da PEC paralela na Câmara, exigindo cumprimento de acordo feito com o governo

Lobão assina contrato de concessão da usina Sinop, no MS