Aprovado projeto para que registro de contrato de aquisição de veículo seja feito exclusivamente nos Detrans



A Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) aprovou, nesta terça-feira (15), projeto de lei do então senador Edison Lobão para determinar que o registro de contrato de aquisição do veículo será feito, exclusivamente, na repartição de trânsito competente para o licenciamento. O PLS 436/07 segue para exame e votação na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), onde receberá decisão terminativa.

A proposta visa a assegurar aos consumidores o direito - que vem sendo violado, segundo o autor - de registrar os contratos de alienação fiduciária de veículos somente nos órgãos do Departamento de Trânsito (Detran), uma vez que é ilegal a exigência de registro também nos cartórios.

O relator ad hoc Flexa Ribeiro (PSDB-PA) observou que a medida é justa, uma vez que a exigência adicional de registro em cartório, além de ilegal, onera desnecessariamente o consumidor e não significa efetiva prestação de serviços por parte dos cartórios.

Para tornar mais clara que a exigência de registro no Detran é suficiente para garantir o contrato, Flexa Ribeiro apresentou uma emenda ao projeto determinando que uma via do contrato de alienação fiduciária seja obrigatoriamente entregue pelo credor ao devedor, como prova e garantia do contrato de compra e venda.

A CMA também aprovou Proposta de Fiscalização e Controle 01/08 de autoria do senador João Vicente Claudino (PTB-PI) para fiscalizar convênios celebrados entre cartórios de registro e repartições de trânsito que visam a exigir dos consumidores o registro em cartório dos contratos de alienação fiduciária em garantia real.

Em seu relatório favorável, o senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) diz que o registro adicional dos contratos é uma mera tentativa de aumentar artificialmente os ganhos dos cartórios, em total desacordo com os interesses dos consumidores.

Para o senador Augusto Botelho (PT-RR), essa Proposta de Fiscalização torna-se inócua diante da aprovação do PLS 436/07 na comissão, que já proíbe a prática. Ele observou, porém, que ambos os itens não recebem decisão terminativa na CMA, sendo, portanto, mais prudente manter a tramitação das duas proposições.



15/07/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Projeto permite ao consumidor cancelar por meio eletrônico contrato de compra feito pela Internet

CMA quer enquadrar Detrans que exigem registro em cartório de contratos de financiamento de veículos

Aprovado projeto que garante isenção no IPVA do veículo roubado

Aprovado financiamento exclusivamente público de campanha

Projeto aprovado isenta novo proprietário de veículo de multa atribuída ao antigo dono

Projeto que facilita aquisição de moradia por policiais é aprovado