Lobão diz que o Judiciário já é submetido a controle



O presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), senador Edison Lobão (PFL-MA), disse nesta segunda-feira (02), em entrevista à Rádio Senado, que não aprecia a idéia de se instituir um controle externo para o Poder Judiciário. O senador tem debatido o tema com diversos representantes do Judiciário.

- O Judiciário já está submetido a diversos controles, sobretudo os ministros dos tribunais superiores, que já são controlados pelo próprio Senado, à medida que são submetidos a sabatina e depois a voto, antes de terem seus nomes aprovados. E há também os controles internos, criados pelo regimento dos tribunais e dos juizados. As corregedorias já funcionam como um controle - ponderou Lobão.

Lobão admitiu, porém, que a maioria dos senadores apóia a proposta. Um deles é o senador Alvaro Dias (PSDB-PR), para quem esse controle é fundamental.

- O Poder Judiciário, a exemplo do que ocorre com o Poder Legislativo, sofre um momento de profundo desgaste junto à opinião pública. Os escândalos que ocorrem também no seio do Judiciário, como o escândalo Anaconda e tantos outros, exigem essa fiscalização até para que a sociedade brasileira possa ter mais segurança em relação às funções do Poder Judiciário - justificou Alvaro Dias.

O controle externo da Justiça, um dos temas mais relevantes para a comissão, deverá ser o mais debatido durante a audiência pública com o vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Nelson Jobim, marcada para esta quarta-feira (04).



02/02/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Controle do Judiciário centraliza debates na CCJ

Demostenes defende controle do Judiciário

Vamos modernizar o Judiciário, anuncia Lobão

Lobão debate reforma do Judiciário com ministro do TST

Papaléo defende controle externo do Judiciário

Approbato diz que controle externo do Judiciário já é consensual