Lobão elogia declarações de Lula sobre a reforma agrária
O senador Edison Lobão (PFL-MA) elogiou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelas declarações de que a reforma agrária no Brasil precisa assegurar ao assentado condições de produção e de sobrevivência. Ele disse ter esperança de que o atual governo, chefiado por um homem de origem humilde, tenha sensibilidade para encaminhar soluções para o problema agrário brasileiro.
Lobão considerou acertada a decisão governamental de concentrar sob um comando único os projetos sociais, nos quais estão incluídos os trabalhadores rurais, o que, em sua avaliação, evitará a pulverização dos recursos e contribuirá para a consolidação de vilas agrícolas por meio de benfeitorias e assistência técnica.
O senador também criticou as invasões de terras produtivas, classificando-as como -ações criminosas incompreensivelmente não punidas-, afirmando que comprometem os esforços para a realização de programas sérios. Ele citou as últimas invasões a agências bancárias em Buritis (MG), lembrando que na ocasião os líderes dos invasores se recusaram a aceitar a doação de área de uma fazenda na região com a justificativa de que a terra era longe da cidade e pequena para atender a todos os invasores.
- Não esperem as lideranças desses trabalhadores que o atendimento às suas reivindicações se fará de modo global, amparando-se num só momento todos quantos almejam um pedalo de terra agriculturável. Terá de ser mesmo parcial, por etapas, dentro das possibilidades orçamentárias - afirmou Lobão.
Entre as exigências para que a reforma agrária no país seja eficaz, Lobão listou a necessidade de identificar, entre os interessados, os que têm vocação para a agricultura. Além disso, insistiu na necessidade de prover assistência aos assentados, com técnicas de plantio e colheita, escola, saneamento básico, assistência médica e energia elétrica.
13/11/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Lobão elogia política do governo para a reforma agrária
EDISON LOBÃO CRITICA POSIÇÃO DA IGREJA SOBRE REFORMA AGRÁRIA
Suplicy apresenta números sobre a reforma agrária no governo Lula
Lobão critica processo de reforma agrária
ROMERO JUCÁ ELOGIA A REFORMA AGRÁRIA DO GOVERNO
LÚDIO COELHO ELOGIA NA TV DESCENTRALIZAÇÃO DA REFORMA AGRÁRIA