Lobão: faltam verbas essenciais para o funcionamento do Ibama



Em discurso no Plenário nesta segunda-feira (27), o senador Edison Lobão (PFL-MA) chamou a atenção para as dificuldades financeiras que vem enfrentando o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

O senador informou que as unidades da entidade pelo país têm dívidas da ordem de R$ 27 milhões com fornecedores de energia elétrica, combustíveis e serviços de limpeza, conservação e segurança. Lobão frisou que o Ibama é um dos órgãos ambientais mais importantes da América Latina.

- No entanto, faltam-lhe as verbas essenciais às suas tarefas e agora sofre ameaça de bloquearem as linhas telefônicas por falta de pagamento. Uma verdadeira desmoralização - disse.

Na avaliação de Lobão, os crimes contra o meio ambiente no Brasil seriam menores se o Ibama recebesse os recursos necessários para o seu pleno funcionamento. Para o senador, a preservação do meio ambiente merece ser prioridade no Brasil, em virtude das agressões contra a natureza ao redor do mundo. Se não fosse o Ibama, opinou Lobão, os crimes contra o meio ambiente no país seriam ainda em maior número.

Lobão ressaltou que a entidade desenvolve projetos em prol da conservação no Maranhão e em outros estados como, por exemplo, cursos básicos para monitores ambientais nas unidades de conservação.

- A missão do Ibama é de relevância internacional nesta época em que o mundo parece acordar para os riscos que ameaçam o planeta Terra - alertou Lobão.



27/11/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lobão destaca princípios essenciais para a reforma tributária

Confira o funcionamento dos serviços públicos essenciais durante as festas de Ano Novo

Lobão defende aumento de verbas para pesquisa aeroespacial

LOBÃO PEDE MAIS VERBAS PARA FISCALIZAÇÃO DA AMAZÔNIA

Sarney comparece a solenidade em que Lobão, condecorado, defende mais verbas para os militares

Lobão: uso de verbas públicas por organizações não-governamentais deve ser fiscalizado