LOBÃO PEDE MAIS VERBAS PARA FISCALIZAÇÃO DA AMAZÔNIA



O senador Edison Lobão (PFL-MA) denunciou que empresas madeireiras asiáticas voltaram a atuar na Floresta Amazônica de forma predatória, violando a legislação brasileira e apelou ao governo federal para que assegure os meios necessários à fiscalização das atividades extrativistas na região amazônica. Conforme informações divulgadas pela Agência Estado, madeireiras asiáticas estão retomando suas atividades nas regiões dos rios Juruá e Purus, no oeste do Amazonas, mesmo com seus planos de manejo florestal embargados pelo Ibama.
Lobão afirmou que empresas estão agindo de forma arrogante ao desprezar o ordenamento jurídico brasileiro e as autoridades legalmente constituídas, operando como se nada nem ninguém pudesse impedi-las.
- Será que um país soberano deve curvar-se aos interesses de grupos econômicos, sejam eles nacionais ou estrangeiros, que se prevalecem das precariedades do sistema de fiscalização brasileiro para cometer toda sorte de abusos, efetuando a exploração desordenada e predatória do potencial da floresta? - indagou Edison Lobão.
Para Lobão, é surpreendente que, com os avanços da tecnologia, em que satélites podem localizar a qualquer instante os desmatamentos irregulares, o Brasil ainda não exerça uma plena fiscalização sobre a Amazônia.

09/05/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sarney comparece a solenidade em que Lobão, condecorado, defende mais verbas para os militares

Mozarildo faz apelo por mais verbas para universidades federais da Amazônia

Mozarildo pede à Câmara que vote PEC destinando verbas orçamentárias para educação na Amazônia

LOBÃO PEDE AJUDA AO BANCO DA AMAZÔNIA PARA SALVAR PECUÁRIA MARANHENSE

Garibaldi pede mais verbas para o Saúde da Família

Greenpeace pede mais verbas para conservação de florestas