Lobão Filho defende gestão do setor elétrico



O senador Lobão Filho (PMDB-MA) defendeu a atuação do governo federal e do Ministério de Minas e Energia, comandado por seu pai, senador licenciado Edison Lobão (PMDB-MA), na gestão do setor elétrico. Ele se manifestou após discurso de Cyro Miranda, que culpou o governo pelos recentes apagões registrados no país, apontando falta de planejamento.

Lobão Filho explicou que, por ser interligado, o sistema adotado no Brasil é mais vulnerável a ocorrências naturais, como a descarga elétrica que teria levado à interrupção de fornecimento em vários estados nesta terça-feira (4). Mesmo assim, ele elogiou o modelo, por permitir que fornecedores de uma região possam oferecer energia para outras regiões.

- Houve uma descarga elétrica imensa, dispositivos não aguentaram, como nenhum jamais aguentará uma descarga elétrica dependendo da forma como ela atingir a rede, e isso vai gerar problemas na rede. O nosso sistema, hoje, está ultra, superplanejado. Nós temos problemas climáticos de falta de água, por exemplo, mas perceba que o Brasil não racionou energia por falta de água. Nós aprendemos a lição - comentou.



05/02/2014

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tourinho defende aprovação do novo modelo de gestão para o setor elétrico

Lobão recebe dirigentes de associações do setor elétrico

Transparência de gestão no setor elétrico é defendida por especialistas

Ministro Edison Lobão pode ser chamado a explicar situação do setor elétrico

Agripino critica governo Dilma por falhas na gestão do setor elétrico

CAE aprova saída da Eletrobras da gestão de fundo para investimentos no setor elétrico