Lobão pede ajuda para vítimas no Maranhão



O senador Edison Lobão (PFL-MA) pediu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ao ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, "cuidados especiais" para com a população do estado do Maranhão, duramente castigada pelas enchentes que assolam toda a região. Ele informou que vários municípios estão praticamente submersos, a exemplo de Trezidela, onde existem mais de 500 famílias desabrigadas.

- Foi uma pena o presidente Lula não ter estendido sua viagem que fez ao Nordeste também ao Maranhão para verificar de perto os desastres provocados pelas águas - observou Edison Lobão, ao solicitar do governo federal "total assistência" às vítimas das enchentes.

Apesar de deixar claro que o momento não é o de apontar os responsáveis pelas enchentes, Edison Lobão criticou os poucos recursos destinados a ministérios que são incumbidos de implantar projetos para reduzir os danos causados, por exemplo, pelas chuvas de verão, como o da Integração Nacional e o das Cidades.

Como prova, o senador informou que em 2003 o Ministério da Integração gastou apenas 9,22% de seu orçamento, enquanto o das Cidades consumiu R$ 414 milhões dos R$ 2,2 bilhões que lhe foram destinados. Para ele, "essa economia, feita com propósitos políticos, resultarão custos maiores do que os valores economizados".

Além disso, Edison Lobão apontou outros fatores responsáveis pelas enchentes, como a constante agressão ao meio ambiente, dizimação de florestas e ausência de saneamento básico nas cidades.



06/02/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


LOBÃO PEDE AJUDA FEDERAL PARA FLAGELADOS DO MARANHÃO

Lobão: frustrado com promessas, Maranhão espera ajuda federal para se desenvolver

José Maranhão pede reparação imediata para vítimas da ditadura militar

Ana Rita pede ajuda para vítimas de enchentes no Espírito Santo

Demóstenes pede ajuda da PF para esclarecer sumiço de bens de vítimas do vôo 1907

LOBÃO PEDE AJUDA AO BANCO DA AMAZÔNIA PARA SALVAR PECUÁRIA MARANHENSE