LOBÃO PEDE REVISÃO DE DEMARCAÇÕES DE TERRAS INDÍGENAS NO MARANHÃO



A situação de tensão no sul do Maranhão, provocada pela desapropriação pela Funai de terras para demarcação de reservas indígenas em quatro municípios, está preocupando o senador Edison Lobão (PFL-MA). Segundo ele, a Funai está exacerbando na defesa dos interesses indígenas e prejudicando a população desses municípios que "não têm garantido seu direito à propriedade".

- A demarcação de terras indígenas com invasão de municípios é um crime que se comete contra o povo do Maranhão - acusou o senador em discurso no plenário.

Edison Lobão recebeu um documento da Associação dos Municípios do Sul do Maranhão relatando o "clima de discórdia reinante nos municípios de Montes Altos, Sítio Novo, Amarante e Lageado Novo em decorrência do conflito com os Krikatis".De acordo com o documento, a Funai impediu que 800 agricultores e pequenos proprietários executassem qualquer tipo de trabalho referente à derrubada e preparo de suas roças. Como a área em litígio encontra-se em processo judicial, a associação considera que "a atitude da Funai é descabida, fere a lei e desrespeita a Justiça do país".

Ao se solidarizar com Lobão e os municípios maranhenses, o senador Leomar Quintanilha (PPB-TO) lembrou que a demarcação indiscriminada de terras indígenas agrava o abastecimento de alimentos no país. "Além disso, há as importações de alimentos que agridem o agricultor", acrescentou. O senador Bello Parga (PFL-MA) classificou de estarrecedora a atitude da Funai, que interferiu em questão sub judice. Já o senador Geraldo Melo (PSDB-RN) chamou atenção para o que qualificou de contradição do governo federal para a questão da terra. Segundo ele, enquanto a Funai defende a propriedade de alguns índios em detrimento dos agricultores, o governo demonstra inibição para proteger a propriedade privada de outros brasileiros.

23/06/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


Presidente da Funai debate demarcações de terras indígenas com senadores

Randolfe denuncia mobilização contra demarcações de terras indígenas

JUCÁ PROPÕE SOLUÇÃO PARA DEMARCAÇÕES DE TERRAS INDÍGENAS

Para Jayme Campos, demarcações de terras indígenas devem ser discutidas pelo Congresso

AGU recebe indígenas para discutir demarcações

Procuradorias demonstram que demarcações indígenas não geram compensações