Lobão protesta contra pesquisa do Ibope no Maranhão
O senador Edison Lobão (PFL-MA) protestou, nesta quarta-feira (9), contra as pesquisas de intenção de voto para senador divulgadas pelo Ibope relativas ao Maranhão. Lobão foi reeleito, mas as pesquisas publicadas pelo instituto sempre o colocaram abaixo de seu concorrente na preferência dos eleitores.
- O Ibope errou drasticamente em suas previsões maranhenses. Colocou-me derrotado em meio aos processos eleitorais - afirmou o parlamentar, da tribuna do Plenário.
O senador manifestou sua estranheza pelo fato de a pesquisa do Ibope contrariar os prognósticos de outros institutos de pesquisa maranhenses.
- Sofri graves prejuízos com pesquisas sabidamente equivocadas. Não é isso o que deseja o legislador e a Justiça Eleitoral - afirmou Lobão, para quem as falhas ou deficiências das pesquisas comprometem a equanimidade entre os candidatos. Para ele, os parlamentares devem propor uma -correção de rumo- para a divulgação das pesquisas eleitorais, uma vez que a regulamentação da Justiça Eleitoral não tem sido suficiente para coibir a influência que elas têm no pleito.
O representante maranhense protestou ainda contra a entrevista publicada nesta quarta-feira pelo jornal O Globo, na qual o presidente do Ibope, Carlos Augusto Montenegro, afirma que o instituto teve problemas nas pesquisas apenas na Paraíba, no Paraná e no Mato Grosso.
- Isto não é verdade. Houve problema também no Maranhão - afirmou o senador, que lamentou ter oscilado 25 pontos percentuais entre uma pesquisa e outra.
Tal fato, segundo o senador, foi considerado impossível por especialistas que conhece. Ele acrescentou que, nas quatro eleições majoritárias que disputou e venceu, o Ibope sempre o colocou atrás dos concorrentes.
Edison Lobão foi aparteado por seis senadores. Lindberg Cury (PFL-DF) e Ney Suassuna (PMDB-PB) assinalaram que a pesquisa é uma forma de induzir os eleitores, já que muitos deles votam nos que são apontados como favoritos. Bernardo Cabral (PFL-AM) afirmou as pesquisas são -infladas- para agradar aqueles que as encomendam, o que somente será corrigido quando elas forem obrigatoriamente patrocinadas pelo Fundo Partidário.
O senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) lembrou ter sido muito criticado quando apresentou projeto proibindo a divulgação das pesquisas no período eleitoral. Já Arlindo Porto (PTB-MG) e Antonio Carlos Júnior (PFL-BA) parabenizaram Lobão por sua reeleição.
09/10/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
Lobão protesta contra corte de recursos para o Maranhão
LOBÃO DESTACA ATUAÇÃO DO INSTITUTO DE PESQUISA DO MARANHÃO
Sarney protesta contra " espionagem de Estado" na política do Maranhão
LOBÃO PROTESTA CONTRA TRATAMENTO DADO À PECUÁRIA MARANHENSE
LOBÃO PROTESTA CONTRA RIGOR DO REGIMENTO INTERNO DO SENADO
Pesquisa do CNI/Ibope mostra Dilma com 73% de aprovação