Lobão protesta contra corte de recursos para o Maranhão



O senador Edison Lobão (PFL-MA) protestou nesta terça-feira (21) contra a redução dos recursos orçamentários para investimento em infra-estrutura destinados ao Maranhão em 2005. Ele classificou a medida como "desdém, indiferença, desinteresse, descaso e irresponsabilidade" do governo federal para com o estado e pregou a união da bancada nordestina contra o corte orçamentário.

- Não vou aceitar que tratem assim o povo do Maranhão. Eu exijo um tratamento à altura do nosso merecimento - declarou.

Lobão disse que o Orçamento Geral da União para 2005 destina 24% dos recursos de investimento ao Nordeste e o Maranhão teve redução nesse montante em relação a 2004, de R$ 248 milhões para R$ 95 milhões. Ele lembrou que o estado registra um dos menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) e que tem as mesmas necessidades de infra-estrutura que os outros estados.

- As rodovias federais no Maranhão estão absolutamente degradadas e destruídas - alertou.

O senador assinalou que o Porto de São Luís é o único em que consegue aportar o maior navio do mundo, que transporta 360 mil toneladas de minério de ferro entre o Brasil e a Holanda. E acrescentou que o porto também apresenta o menor custo operacional para os exportadores de soja e já passou a receber petróleo. Apesar disso, disse Lobão, não há um único centavo no orçamento destinado ao porto.

- Enquanto o ministro do Planejamento, Guido Mantega, não der uma explicação convincente, vou lutar aqui e na Comissão do Orçamento contra essa ninharia. É preciso um critério melhor para distribuição dos recursos nacionais. Bilhões arrecadados pela Cide (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico) estão sendo usados para fazer estoque de dinheiro em benefício de uma política econômica que foge até ao que foi tratado com o FMI - afirmou.

O senador Ney Suassuna (PMDB-PB) solidarizou-se com Lobão e disse que a redução nos recursos orçamentários é inadmissível. Ele ainda lembrou que a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) está paralisada há dois anos. "Isso não é justo", reclamou. O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) disse que o protesto de Lobão demonstra a importância do projeto das parcerias público-privadas (PPPs).

- Estamos perdendo negócios por falta de capacidade dos nossos portos, rodovias e ferrovias - acrescentou.



21/09/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lobão protesta contra pesquisa do Ibope no Maranhão

JOSÉ JORGE PROTESTA CONTRA CORTE NOS RECURSOS PARA A EDUCAÇÃO

Lúcia Vânia protesta contra corte de verbas para o combate ao trabalho infantil

BENEDITA PROTESTA CONTRA CORTE DE GÁS A CRECHE NO RIO

Francisco Dornelles protesta contra corte de gás natural da Petrobras

Francisco Dornelles protesta contra corte de gás natural da Petrobras