LOBÃO SUGERE ATÉ EXÉRCITO NA DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS



"Que o governo use até o Exército, se necessário, mas promova a distribuição de alimentos aos nordestinos que sofrem com a seca", apelou hoje (dia 4, segunda-feira), da tribuna, o senador Edison Lobão (PFL-MA). O senador afirmou que não aceita "o imobilismo irritante" do governo, o qual "foi alertado desde o ano passado" que o Nordeste poderia enfrentar uma de suas piores secas.

- Toda vez que há uma enchente no Sul, o governo encontra meios e rapidez para ajudar os atingidos. No Nordeste, mesmo sendo alertado com um ano de antecedência, a ajuda vem tarde. É contra isso que protesto, mais ainda sabendo que existem alimentos estocados pela Conab - disse o senador.

Até o Maranhão, que geralmente não costuma ser afetado pelas secas nordestinas, encontra-se em situação calamitosa, observou Edison Lobão. Dos 227 municípios maranhenses, 136 têm problemas de falta de água e houve grandes perdas de colheita.

- A seca cíclica vem se transformando em sofrimento bíblico. Existem cerca de 10 milhões de nordestinos em áreas passíveis de secas e, logo após o anúncio de que as águas do Pacífico estavam se aquecendo acima do normal, cientistas alertaram o governo para o que poderia acontecer no Nordeste, mas nada foi feito - lamentou o senador maranhense.



04/05/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lobão defende modernização do Exército

Eduardo destaca homenagem do Exército a Lobão

Lobão destaca importância do Exército para o país

CAE examina projeto sobre distribuição de alimentos

CAS APROVA PROGRAMA DE DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS ÀS FAMÍLIAS CARENTES

DISTRIBUIÇÃO DO ORÇAMENTO EM CD VAI FACILITAR TRAMITAÇÃO, DIZ LOBÃO