Lobão defende modernização do Exército



O senador Edison Lobão (DEM-MA) afirmou nesta quarta-feira (25), na sessão especial em comemoração ao Dia do Exército Brasileiro - 19 de abril - que à relevante importância dessa Arma não tem correspondido o apoio material indispensável que lhe é devido, "quer na modernização e na manutenção dos seus equipamentos, quer na justa remuneração dos que integram o Exército", destacou.

Autor do requerimento para a realização da sessão especial, Edison Lobão disse que, em qualquer situação anômala vivida pelo país, o primeiro pensamento dos cidadãos, como solução emergencial, é o de esperar e confiar na contribuição do Exército junto com as demais forças militares.

- Ainda agora, testemunhamos as pressões políticas e populares para que o Exército interfira no caos da violência que se espraia por todo o país, uma reivindicação que foge inteiramente à estrutura e à missão constitucional das nossas Forças Armadas - declarou Edison Lobão.

O senador lembrou que a data comemorativa de 19 de abril evoca o longínquo 19 de abril de 1648, quando forças terrestres brasileiras, constituindo o que seria o embrião do Exército, travaram o primeiro combate contra os invasores holandeses na batalha dos Montes Guararapes.

Portugueses, brasileiros, índios, negros e mestiços juntaram forças, em 1645, para aprofundar a reação da Insurreição Pernambucana aos estrangeiros, lembrou o senador.

- Criaram-se ali as sementes da nacionalidade brasileira. Foi com essa consciência de pátria e disciplina que nasceu o nosso Exército, desde suas origens identificado com o povo brasileiro. E assim se tornou essencial na defesa da nossa soberania e do nosso território - argumentou.

Após a Independência do Brasil, em 1822, disse Lobão, o Exército teve uma atuação decisiva no plano interno, sufocando todas as tentativas de fragmentação territorial e de ruptura social.

- Se devemos a expansão do nosso território aos desbravadores das Entradas e Bandeiras, é mister reconhecer o papel do Exército brasileiro na manutenção das fronteiras e da unidade nacional - destacou Lobão.



25/04/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Eduardo destaca homenagem do Exército a Lobão

LOBÃO SUGERE ATÉ EXÉRCITO NA DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS

Lobão destaca importância do Exército para o país

LOBÃO DESTACA PARTICIPAÇÃO DE NEY BRAGA NA MODERNIZAÇÃO DO SENADO

Lobão: nota do Exército coloca ponto final no episódio gerado por fotos de Vladimir Herzog

Lobão propõe democratização da participação parlamentar, modernização e maior celeridade do processo legislativo