LUCENA ADVERTE GOVERNO SOBRE AUMENTOS DAS TARIFAS
O senador Humberto Lucena (PMDB-PB) apelou hoje (17) ao presidente Fernando Henrique Cardoso e ao ministro da Fazenda, Pedro Malan,para que examinem com cuidado o aumento das tarifas públicas, tendo em vista ocompromisso do governo federal com a manutenção dos baixos índices de inflação.
-Se os preços sobem sem um maior controle, como podemos amanhã ter mão forte para segurar os preços da iniciativa privada?, indagou o senador.
Humberto Lucena disse que a variação das tarifas públicas está destoando do comportamento da maior parte dos demais preços, assinalando que,com as últimas correções feitas, algumas tarifas passaram a acumular, nos últimos 12 meses, reajustes muito superiores à evolução do custo de vida. Segundo o senador, as contas da luz, água e telefone começam a pesar no bolso do consumidor.
Humberto Lucena acrescentou que "há uma preocupação generalizada" da sociedade brasileira em relação aos chamados aumentos públicos, aíincluídas não apenas as tarifas mas também o preço dos combustíveis que, na opinião do senador, são sempre objeto de reajuste do governo federal.
O senadordestacou matéria publicada pelo Jornal O Estado de S. Paulo, do último dia 15 , sob o título, "Tarifas públicas sobem muito acima da inflação", segundo a qual, em 12 meses, a inflação em São Paulo ficou acumulada em 7,07%, de acordo com o índice de preços ao Consumidor (IPC) da Fipe, enquanto a conta de telefone, por exemplo, foi reajustada em 33,93%.
Humberto Lucena finalizou lembrando declaração do ex-ministro da Fazenda, Maílson da Nóbrega, segundo a qual, "o governo forçou demais a mão num momento inadequado".
17/06/1997
Agência Senado
Artigos Relacionados
Líder do governo quer promover debate com usuários antes dos aumentos de tarifas públicas
Tourinho e Sérgio Guerra vêem dificuldade em evitar aumentos de tarifas
Cícero Lucena adverte para risco de declaração de voto no julgamento de Demóstenes
Simon adverte o governo sobre a importância de investir em alternativas energéticas
Heráclito adverte governo do Piauí sobre descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal
Alvaro Dias adverte sobre interesses do governo ao criar a TV Pública