Simon adverte o governo sobre a importância de investir em alternativas energéticas



O senador Pedro Simon (PMDB-RS) alertou o governo para a importância de o projeto do novo modelo de energia do país contemplar fontes alternativas como álcool, biodiesel e carvão. Segundo ele, o petróleo passa por nova crise de escassez em conseqüência de diversos fatores econômicos e sociais, que provoca novas altas recordes de preços do barril, podendo alterar negativamente o quadro econômico brasileiro. 

Simon alertou a Petrobras para a necessidade de preservar e aumentar as reservas petrolíferas do país, atualmente estimadas em 9,8 bilhões de barris. Para ele, somente com o incremento da produção e a utilização de fontes alternativas de energia o país poderá economizar o combustível de fonte fóssil e enfrentar as incertezas de novas crises, certamente mais comuns em futuro próximo devido ao aumento do consumo do mineral.

Lembrando que o Brasil é precursor de um programa inédito de combustível oriundo de fonte não fóssil e limpa, o Proálcool, que no entendimento do senador até agora não cumpriu os objetivos econômicos e sociais previstos na sua idealização, Simon sugeriu que o Ministério de Minas e Energia também amplie experiências nas fontes eólicas em fase de implantação no Rio Grande do Sul, que possui duas usinas sustentadas por capital alemão e espanhol.

Ao final de seu pronunciamento, Simon sugeriu ainda que o carvão das reservas gaúchas também seja utilizado para suprir o país de energia elétrica em momentos de crises no sistema, conforme ocorreu recentemente, quando o país enfrentou "apagões". 

 - Temos reservas para suprir o país por 140 anos, na maior jazida nacional, Candiota - assegurou a propósito o senador, referindo-se ao potencial de carvão a ser explorado nas minas de Candiota e Jacuí (RS).



14/10/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sibá se diz preocupado com as alternativas energéticas capazes de evitar catástrofe ambiental

Alternativas energéticas e ambientais para o sistema de transporte serão discutidas em workshop

LUCENA ADVERTE GOVERNO SOBRE AUMENTOS DAS TARIFAS

Casildo Maldaner: Brasil precisa investir mais em energias alternativas e biodiesel

Heráclito adverte governo do Piauí sobre descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal

Alvaro Dias adverte sobre interesses do governo ao criar a TV Pública