Lúcia Vânia avalia um ano de Fome Zero: resultados tímidos



Ao registrar as comemorações de um ano de lançamento do programa Fome Zero, a senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) criticou o programa de combate à pobreza que, na sua opinião, confirma que o governo federal não dispõe de um plano consistente para a condução da política social.

Para a senadora, o programa tem exibido resultados tímidos. Apenas 3,6 milhões de famílias receberam o benefício do projeto, número inferior à meta de 25 milhões, anunciada quando o presidente Luís Inácio Lula da Silva assumiu o governo, comentou.

Além disso, na avaliação de Lúcia Vânia, as várias mudanças ocorridas na gestão do projeto paralisaram a execução do programa, além de criar disputas políticas entre os diversos ministérios criados pelo presidente para tratar da área social.

- O Fome Zero foi, ao longo dos últimos meses, mudando de objetivo. A princípio, iria atender situações emergenciais, mas acabou se transformando em um guarda-chuva para 26 programas, 17 deles herdados da rede de proteção social do governo Fernando Henrique - disse.

A senadora, que preside a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) da Casa, reafirmou o compromisso do Legislativo de colaborar com o governo na erradicação da fome, mas afirmou acreditar que, para a consolidação do Fome Zero, são necessários maior controle social e avaliação de resultados concretos.



03/02/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lúcia Vânia recebe secretário-executivo do Programa Fome Zero

Lúcia Vânia comenta pedidos de informação sobre Programa Fome Zero

Lúcia Vânia vai elaborar cronograma de trabalho para Subcomissão Fome Zero

Lúcia Vânia avalia que programa de farmácias populares é caro e injustificável

Lúcia Vânia avalia trabalho da Comissão de Infraestrutura e defende investimentos no setor

Para Jucá, Fome Zero apresenta poucos resultados