Lúcia Vânia cobra serenidade de Lula na resposta a críticas



A senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) sugeriu que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva seja mais sereno e cordial em seus discursos públicos, pois essas são virtudes essenciais a um governante. Ela se referia à forma como Lula rebateu as críticas que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso fez ao governo atual no último dia 16 a um jornal do PSDB.

- Receber e analisar críticas com serenidade é uma virtude que se desenvolve com o tempo e com a experiência, não de uma gestação, mas de uma vida inteira - afirmou a senadora.

Fernando Henrique acusou o presidente Lula de dar continuidade à -herança maldita-, forma como os petistas caracterizam a política econômica do governo anterior. Em resposta, o presidente Lula disse que -qualquer um poderia errar e ir morar na França-, mas que ele ficaria em São Bernardo. O ex-presidente, ao terminar seu mandato, passou três meses em Paris. Lula reclamou ainda de, em cinco meses de governo, ser cobrado por alguns pelo que não foi feito em 40 anos.

Na opinião de Lúcia Vânia, não se justificam a veemência e a irritação com que as críticas foram rebatidas. Primeiro, argumentou, porque elas foram feitas a um jornal do PSDB, no âmbito das comemorações dos 15 anos do partido. Segundo, porque o ex-presidente se afastou do cenário político justamente para evitar julgamentos sobre o governo atual. E, finalmente, porque o período de campanha acabou há oito meses, quando foi iniciado o período de transição.

A senadora assinalou, ainda, que seu partido agiu com serenidade quando aperfeiçoou o sistema do cartão alimentação. Também o governo de Fernando Henrique corrigiu com rigor técnico a Lei de Diretrizes Orçamentárias, incluindo em seu cálculo o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), disse Lúcia Vânia.



25/06/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lúcia Vânia: Capiberibe exerce mandato com honradez e serenidade

Lúcia Vânia diz que votação é resposta à sociedade

Lúcia Vânia quer resposta sobre pedido de ajuda para Hospital Araújo Jorge

Alvaro Dias lê artigo de FHC em resposta a críticas do presidente Lula

Lúcia Vânia cobra eficácia do programa Primeiro Emprego

Lúcia Vânia cobra solução para endividamento dos estados