Lúcia Vânia critica previsão de gastos com direitos dos portadores de deficiência



Em entrevista à Agência Senado, a senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) criticou a destinação de recursos para programas de atenção a pessoa portadora de deficiência, prevista no Orçamento da União. Nesta quarta-feira (1º), foi realizada audiência pública na Subcomissão de Portadores de Necessidades Especiais, com a presença do gerente da Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento, Gustavo Angelim.

O técnico admitiu que não há qualquer programa no âmbito do ministério para esta área específica, além dos projetos gerais de melhoria da acessabilidade dos prédios públicos. A informação já havia sido verificada pela senadora, que disse temer um retrocesso no que diz respeito ao respeito aos direitos dessa camada da população.

- Temos avançado nos últimos anos, mas fomos surpreendidos pela proposta orçamentária. O governo deve estar aberto a aceitar as emendas que apresentaremos, do contrário será um grande retrocesso - disse Lúcia Vânia.

Pelas informações da senadora, a proposta orçamentária deixa sem recursos 16 programas, entre eles o de apoio à implantação de conselhos de defesa dos direitos dos portadores de deficiência e de apoio à organizações não-governamentais que atuam na área.



01/10/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lúcia Vânia comemora aprovação de projeto que beneficia portadores de xeroderma pigmentoso

Lúcia Vânia diz que crescimento da arrecadação cobre gastos com mínimo de R$ 600

Lúcia Vânia recomenda a municípios cautela nos gastos orçamentários

Lúcia Vânia aponta redução de gastos sociais no orçamento de 2004

Lúcia Vânia não aceita prorrogação da CPMF sem redução dos gastos governamentais

Lúcia Vânia não aceita prorrogação da CPMF sem redução dos gastos governamentais