Lúcia Vânia defende reforma política em seminário sobre a mulher



Ao representar o Senado Federal no seminário -Mulher, Política e Poder-, promovido pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, a senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) defendeu a reforma política, como condição para o avanço das conquistas femininas.

- A possibilidade do financiamento público das campanhas é essencial para o salto de qualidade na luta feminina pelo poder - afirmou a senadora que participou do painel -A presença da mulher no Poder Legislativo-.

Com experiência de três mandatos de deputada federal, única mulher Constituinte a permanecer no Congresso, sem interrupção de mandato, a tucana também defendeu maior espaço nas estruturas partidárias e no Congresso.

- O aumento em quase 50% da bancada feminina na última eleição ainda não se refletiu em termos de empoderamento feminino, pois continuamos fora dos cargos mais importantes do Congresso, como o colégio de líderes e as presidências das casas, postos que influenciam a pauta de votações e a tramitação de matérias - afirmou a senadora.

Lúcia Vânia considerou oportuna a campanha nacional -Mulheres no Poder- lançada durante o seminário e também reforçou a necessidade de garantir espaço nas estruturas partidárias.

- Ainda encontramos resistências para ocupar cargos nas executivas dos partidos, principalmente dos mais conservadores - enfatizou a senadora de Goiás.

Lúcia Vânia também incentivou as parlamentares a participarem ativamente dos chamados -assuntos masculinos-, como a Comissão do Orçamento. Ela lembrou que foi relatora da Lei de Diretrizes Orçamentárias e sempre participou ativamente da Comissão do Orçamento, onde há apenas seis mulheres num universo de 174 parlamentares.

- É uma pequena demonstração do imenso caminho que temos a percorrer - concluiu.

O seminário foi realizado nesta quinta e sexta-feira, no Palácio do Itamaraty, e contou com a presença da secretária especial de Políticas para as Mulheres, Emilia Fernandes, deputadas federais e estaduais e representantes de ONGS feministas.



05/09/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lúcia Vânia defende cooperativas de trabalho em seminário no TST

Lúcia Vânia quer voto facultativo e financiamento misto para ampliar participação da mulher na política

Lúcia Vânia cobra política de reforma agrária do governo

Lúcia Vânia defende alterações na reforma tributária

Em seminário sobre Legislativo, Marco Maciel defende reforma política

Lúcia Vânia defende ampla discussão sobre a Lei de Biosssegurança