Lúcia Vânia defende voto aberto sem exceções
Em pronunciamento nesta terça-feira (10), a senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) pediu o apoio dos demais senadores para a aprovação da proposta de emenda à Constituição (PEC 349/2001) que extingue o voto secreto em todas as situações, salientando que o Legislativo deve atender à expectativa da sociedade e aumentar sua transparência. Em sua avaliação, a publicidade constitui um imperativo ético diante do direito do cidadão de saber como os parlamentares votam.
- A aprovação do voto aberto para quaisquer circunstâncias significa o reconhecimento, de nossa parte, do legítimo controle social e político a que estamos submetidos. E esse controle só pode ser exercido se houver conhecimento da posição adotada pelo parlamentar - afirmou.
Lúcia Vânia citou o filósofo italiano Norberto Bobbio (1909-2004), que definiu a democracia como "a tentativa de tornar o poder visível a todos", e leu mensagens recebidas pela Ouvidoria do Senado repudiando tentativas de manutenção parcial do voto secreto.
A senadora defende a aprovação da PEC da forma como foi aprovada na Câmara, estabelecendo a vedação do voto secreto em todas as casas legislativas do país, sublinhando que a população está "acordada e atenta" às ações do Congresso. Para ela, se os senadores não derem respostas à indignação da sociedade, perderão legitimidade e cairão no descrédito.
- Entendo que é isto que a população está querendo: a transparência das nossas ações nesta Casa - concluiu.
10/09/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Paulo Paim pede voto aberto no Legislativo, sem exceções
Lúcia Vânia anuncia voto contrário à 'MP que premia maus pagadores'
Lúcia Vânia se diz preocupada com pregação pelo voto nulo na Internet
Lúcia Vânia apresenta voto de pesar pelo falecimento de Humberto Ludovico
Lúcia Vânia defende instalação da CPI
Lúcia Vânia quer voto facultativo e financiamento misto para ampliar participação da mulher na política