Lúcia Vânia destaca importância da autonomia para Defensoria da União



A senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) agradeceu ao senador José Jorge (PFL-PE), relator da reforma do Judiciário, por ter acatado sugestão de sua autoria de incluir, na Proposta de Emenda à Constituição nº 29/2000, a garantia da autonomia administrativa para as defensorias públicas da União. No texto da reforma apenas as defensorias públicas dos estados e do Distrito Federal estavam contempladas. Na sua opinião, esse era um equívoco que precisava ser corrigido.

- A Defensoria Pública da União tem como sua única e exclusiva função constitucional dar acesso à Justiça à população carente. Muitas vezes as pretensões jurídicas da população carente voltam-se contra o próprio Estado, em ações contra a União, o INSS, a Caixa Econômica Federal, entre outros órgãos. Dessa forma, nada mais correto do que a autonomia e independência de seus defensores - afirmou Lúcia Vânia.

A senadora lembrou que são comuns os recursos contra a Caixa Econômica Federal, que com seu corpo de advogados próprios e também com defesa terceirizada, propõe ações contra pessoas que fizeram financiamento da casa própria e não conseguiram pagá-lo. Lúcia Vânia destacou que a autonomia permitirá o fortalecimento da defensoria para que ela possa oferecer um melhor serviço à população carente.



06/04/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lúcia Vânia quer autonomia adminstrativa para a Defensoria Pública da União

Lúcia Vânia defende Defensoria Pública da União

Lúcia Vânia destaca importância do Banco Postal

Lúcia Vânia destaca importância de Sueli Carneiro

Lúcia Vânia destaca importância de encontro de prefeitos tucanos

Jucá pede autonomia para Defensoria Pública da União