Lúcia Vânia quer autonomia adminstrativa para a Defensoria Pública da União



A senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) quer que o relator da reforma do Judiciário, senador José Jorge (PFL-PE), inclua no texto a autonomia administrativa da Defensoria Pública da União, a exemplo do que foi feito com as defensorias públicas dos estados e do Distrito Federal.

Lúcia Vânia explicou que, muitas vezes, as pretensões jurídicas da população carente voltam-se contra o próprio Estado, em ações contra a União, o INSS, a Caixa Econômica Federal, o Banco do Brasil e outros órgãos públicos federais.

- A Defensoria Pública da União tem como sua única e exclusiva função constitucional dar às populações carentes acesso à Justiça. Dessa forma, nada mais correto do que a autonomia e a independência de seus defensores - disse a senadora.

São justamente essas causas, segundo a senadora, que tornam o cidadão pobre ainda mais indefeso e impotente. Ela citou como exemplo o que acontece com o Benefício de Prestação Continuada, previsto na Lei Orgânica da Assistência Social (Loas).

- Infelizmente, é comum o Estado negar o beneficio a pessoas que realmente têm o direito de obtê-lo. Na grande maioria das vezes, por falta de documentação ou por problemas de mera formalidade - e geralmente são pessoas extremamente carentes -explicou.



05/04/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lúcia Vânia destaca importância da autonomia para Defensoria da União

Lúcia Vânia defende Defensoria Pública da União

Jucá pede autonomia para Defensoria Pública da União

Aprovada PEC que garante autonomia à Defensoria Pública da União

Pedro Taques defende PEC que dá autonomia à Defensoria Pública da União

Vanessa Grazziotin comemora autonomia da Defensoria Pública da União