Lúcia Vânia diz que governo desrespeita oposição



A senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) disse nesta terça-feira (29) que o governo tem desrespeitado a oposição no Senado e protegido ostensivamente os partidos aliados liberando 95,5% do volume empenhado para atendimento das emendas individuais dos senadores governistas no orçamento de 2004.

Lúcia Vânia lembrou que a oposição, desde o início do governo Lula, tem mostrado disposição para o diálogo e colaborado para a aprovação dos projetos de interesse do governo, como a reforma da Previdência, a Lei de Falências, a Parceria Público Privada e a Lei de Biossegurança.

- A grande verdade é que a oposição tem sido insistentemente convocada a acelerar a votação de vários projetos, atropelando sua tramitação normal nas comissões temáticas e chegando mesmo a esvaziá-las. No entanto, não temos recebido da parte do Executivo o mesmo tratamento. A oposição nesta Casa tem sido confrontada e desrespeitada em seu papel de analisar o orçamento da União e propor as mudanças que considerar necessárias - assinalou.

A senadora disse que o PT liberou 25,47% do total de R$ 279,8 milhões já comprometidos com emendas, e o PMDB liberou 21,6%, totalizando R$ 60,4 milhões. Enquanto que o PFL só obteve o compromisso de atendimento de 1,98% das suas emendas e o PSDB de apenas 1,59%.

- Tão escandalosa foi esta negociação de emendas que o procurador-geral do Tribunal de Contas da União (TCU), Lucas Furtado, já apresentou representação. Ele está sugerindo uma auditoria no processo de liberações do governo - disse a senadora.



29/06/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lúcia Vânia diz que Lula desrespeita independência do Congresso

Lúcia Vânia conclama oposição a não aprovar orçamento "cheio de vícios"

Lúcia Vânia diz que liderança do governo foi "indelicada" com ela

Lúcia Vânia vê crise de autoridade no governo

Lúcia Vânia diz que governo não tem programas sociais consistentes

Lúcia Vânia diz que governo Dilma dá sinais de exaustão