Lúcia Vânia diz que governo não tem programas sociais consistentes
A senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) voltou a condenar nesta quarta-feira (7) a ausência de programas sociais consistentes por parte do governo federal, destinados a melhorar a condição de vida de milhões de brasileiros. Para ela, o que se vê "é um improviso atrás do outro e muita propaganda oficial com o objetivo de vender ilusões, num autêntico clima de campanha eleitoral".
Como exemplo, Lúcia Vânia citou a propaganda do Ministério da Saúde que entrou no ar em rede nacional recentemente, destinada a anunciar a distribuição de 1.480 ambulâncias por todo o país ao Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu). Segundo informou, uma ligação gratuita ao número 192 promete acionar o atendimento de emergência em casos de traumas, partos, ataques cardíacos e outras urgências, por 24 horas.
- Tudo leva a crer que se trata de um novo surto de propaganda enganosa, que já obrigou o governo a tirar do ar os comerciais do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e do Bolsa Família - disse a senadora, observando que a propaganda oficial dá a entender que o programa é de competência exclusiva do Executivo federal quando, na prática, tem a participação de estados e municípios.
A senadora informou ainda que apenas seis prefeituras do PT aderiram ao Samu, apesar de a propaganda estimular o cidadão, em todo o país, a telefonar para o 192 que, de pronto, será atendido por um bombeiro ou pela Polícia Militar.
Lúcia Vânia, que preside a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) também criticou o Fome Zero, "um programa que sequer consegue usar os recursos orçados, sendo quase impossível descobrir onde despacham os seus gestores".
07/04/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Lúcia Vânia ressalta sucesso de programas sociais criados no governo FHC
Lúcia Vânia condena atraso na implantação de programas sociais
Lúcia Vânia: parceria da CAS com o TCU pode contribuir para controle social dos programas de governo
Lúcia Vânia critica incapacidade dos programas do governo para tirar jovens do tráfico
Lucia Vânia critica políticas sociais adotadas pelo governo federal
Lúcia Vânia propõe definição de indicadores sociais para avaliar ações do governo