Lúcia Vânia critica incapacidade dos programas do governo para tirar jovens do tráfico



Ao comentar o documentário Falcão: Meninos do Tráfico , exibido no último domingo (19) no programa Fantástico, da TV Globo, a senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) tachou o governo federal de incompetente. Ela afirmou em Plenário, nesta terça-feira (21), que as iniciativas do governo Lula na área social não conseguem tirar os jovens do mundo do trafico e da criminalidade.

- Programascomo o Primeiro Emprego, o Escola de Fábrica, os Consórcios da Juventude, o Segundo Tempo, todos com nomes muito bonitos, são verdadeiros insucessos, que não conseguiram atingir nem uma décima parte das metas anunciadas - criticou.

Lúcia Vânia destacou que o Programa Primeiro Emprego, por exemplo, conseguiu empregar apenas 6,2 mil jovens, entre 2003 e 2005, mesmo tendo uma meta de atender 150 mil jovens em um ano de funcionamento.

- Sem poder acabar com a subvenção criada por lei para o Primeiro Emprego, o governo partiu para outro programa na mesma linha, chamado Consórcios da Juventude, cujos resultados são igualmente ínfimos, apesar de ter recebido uma verba de R$ 60 milhões - acrescentou.

Em aparte, Antero Paes de Barros (PSDB-MT) alertou para a necessidade de o governo e a sociedade em geral desenvolverem políticas públicas mais eficientes.

- Ouvir aquelas crianças anunciando aquelas verdades é como um tapa na cara da elite brasileira. Precisamos ser melhores do que somos e fazer mais do que fazemos - afirmou o senador.



21/03/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lúcia Vânia quer saber sobre programas de prevenção ao crime para jovens

Lúcia Vânia critica centralização dos programas da área social

Lúcia Vânia: parceria da CAS com o TCU pode contribuir para controle social dos programas de governo

Lúcia Vânia diz que governo não tem programas sociais consistentes

Lúcia Vânia ressalta sucesso de programas sociais criados no governo FHC

Lúcia Vânia: "Brizola mostrou que é possível tirar as crianças da rua"