Lúcia Vânia: ferrovias sucateadas são gargalo para desenvolvimento



A senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO), em pronunciamento nesta quarta-feira (14), denunciou o sucateamento das ferrovias brasileiras, argumentando que o Brasil precisa de uma malha ferroviária capaz de transportar passageiros e escoar produção a baixo custo.

- O que antes era um projeto de integração nacional, com trens de passageiros que ligavam o litoral e o interior do Brasil, acabou virando estradas de ferro sucateadas, com velhas estações entregues ao abandono - lamentou.

Citando série de reportagens do programa Bom Dia Brasil, da TV Globo, Lúcia Vânia lembrou que na Grande São Paulo há mais de 300 vagões abandonados há mais de 30 anos e que, segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), dois terços da malha ferroviária brasileira estão subutilizados.

Para a senadora, que preside a Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI), a situação representa um gargalo para o desenvolvimento do país e chega a preocupar investidores internacionais. Ela criticou a gestão do governo federal no setor ferroviário.

- O governo tem demonstrado muitas dificuldades na execução de projetos já previstos no Orçamento da União, e essa é uma das preocupações da Comissão de Infraestrutura.



14/11/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lúcia Vânia: Gargalo na educação é impeditivo para todos os outros avanços do país

Lúcia Vânia cobra recursos para desenvolvimento do Centro-Oeste

Lúcia Vânia recebe sugestões de estados para a gestão de fundo de desenvolvimento do Centro-Oeste

Lúcia Vânia propõe ajuste na MP que trata do Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste

Lúcia Vânia defende mudanças em MP que trata do Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste

Lúcia Vânia registra aprovação do projeto que cria Banco de Desenvolvimento do Centro-Oeste