Lúcia Vânia pede atenção dos parlamentares às discussões da Rio+20



A senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) pediu, nesta quarta-feira (6) que os parlamentares fiquem atentos às discussões da Rio+20 por se tratarem de assuntos que dizem respeito à vida dos brasileiros e ao futuro da humanidade. Ela lembrou que os temas estratégicos na agenda da conferência serão a biodiversidade, as mudanças climáticas e o crescimento verde.

- As discussões que serão travadas dizem respeito à produção de alimentos e têm correlação com o problema da sustentabilidade do Planeta em termos de biodiversidade, ecossistema, qualidade de vida, direitos econômicos e pessoais, além da crença na natureza como patrimônio da humanidade – disse.

Para Lúcia Vânia, o artigo 5° da Constituição, ao decretar o direito à vida como valor fundamental, “certamente o faz dando a entender o direito à vida em ambiente ecologicamente equilibrado”.

Na opinião da senadora, o Brasil deve defender o interesse nacional levando em consideração o desenvolvimento associado à sustentabilidade ambiental, à busca de uma posição de liderança no mundo na defesa do meio ambiente e à limitação ao uso das florestas como objeto de regulação internacional.

A senadora ressaltou que o mundo está consumindo de 25% a 30% de recursos a mais do que pode repor e que o Brasil não pode fugir da responsabilidade de discutir o assunto.

Lúcia Vânia ainda lembrou que a próxima Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que ocorrerá um mês após a Rio+20, no Maranhão, terá um tema que complementa os debates das Nações Unidas: Ciência, Cultura e Saberes Tradicionais para Enfrentar a Pobreza.



06/06/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lúcia Vânia pede mais atenção para educação especial no PNE

Lúcia Vânia pede mais atenção para os Conselhos Tutelares

Lúcia Vânia pede atenção especial do governo para as mulheres chefes de família

Lúcia Vânia: Jonas Pinheiro fará falta nas discussões sobre reforma tributária

Lúcia Vânia pede fim da violência contra os idosos

Lúcia Vânia pede aprovação de PEC de Osmar Dias