Lúcia Vânia quer explicações sobre cálculos petistas



A senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) apresentará requerimento pedindo que se apresentem no Senado o secretário de Políticas Públicas de Emprego, Remígio Todeschini, e a coordenadora de Estatísticas de Emprego, Vera Marina, ambos do ministério do Trabalho e Emprego. Vânia quer que o governo explique como chega a cálculos como os que indicam crescimento do emprego em 2,85% em 2003, ano em que o Produto Interno Bruto (PIB) caiu 0,2%. A senadora considera que se trata de "uma aberração estatística", reflexo de manipulação de informações produzidas pelo ministério.

Lúcia Vânia acusa o Partido dos Trabalhadores (PT) de fazer leituras equivocadas das estatísticas que não lhe são convenientes. Segundo reportagem citada pela senadora, o Ministério do Trabalho vem usando dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) para lidar com informações sobre o desemprego. Usando esses números - apesar de o recorde histórico de 13,1% de desemprego registrado em abril, segundo o IBGE - o presidente Luiz Inácio Lula da Silva apontou a criação de 534 mil novos empregos, registrando o "maior saldo positivo desde 1992".

A senadora informou que esse cálculo foi feito com base no CAGED, que não deve ser usado para medir taxas de desemprego porque só trabalha com informações dos "celetistas" (regidos pela Confederação das Leis do Trabalho, CLT), "o mínimo do mínimo do universo dos empregados formais", de acordo com a senadora.

- Mas o grande problema reside no fato de o ministro ( Ricardo) Berzoini realizar uma comparação entre dados do registro de 1992 do CAGED e os de 2004, sem levar em conta as alterações metodológicas realizadas em 2002, que não permitem esse tipo de comparação - disse.

Vânia informou que o governo também errou nas contas, comparando a produção industrial com o PIB no primeiro trimestre de 2004, e que o PSDB já convocou audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) com o ex-presidente do IBGE e do BNDES, Luiz Carlos Mendonça de Barros, para prestar informações e mostrar os erros que houve nesses cálculos.



22/06/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lúcia Vânia pede explicações sobre o fim do disque-denúncia contra abuso sexual de crianças

Lúcia Vânia quer reunião conjunta para decisão sobre Lei de Biossegurança

Lúcia Vânia quer informações do governo brasileiro sobre crise na Parmalat

Lúcia Vânia quer garantir ao consumidor informação sobre direito de desistência

Lúcia Vânia quer saber sobre programas de prevenção ao crime para jovens

Lúcia Vânia quer resposta sobre pedido de ajuda para Hospital Araújo Jorge