Lúcia Vânia repudia "propaganda enganosa" do PT



A senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) repudiou a maneira como o PT vem dando publicidade aos resultados do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, classificando-a de "propaganda enganosa, que fere a ética e a responsabilidade". Ela disse que as idéias geradas no núcleo publicitário daquele partido utilizam uma visão consagrada em seus programas "de que a verdade é um detalhe que se presta a uma conveniente apresentação dos fatos".

- O bordão "Isso é fato, isso é verdade" esconde um princípio que deve ser denunciado, à custa de não de se compactuar com o desconhecimento e a desinformação, aos quais a propaganda do PT visa a nos induzir - criticou, referindo-se às comparações entre 16 meses do governo Lula e dados registrados em oito anos da gestão de Fernando Henrique Cardoso.

Na avaliação dela, os indicadores econômicos selecionados "convenientemente" escondem informações importantes e não têm a preocupação de transmitir a visão do todo, que permitiria uma análise "isenta e correta". Lúcia Vânia citou artigo do jornalista Gilberto Dimenstein no jornal Folha de S. Paulo, na edição do dia 9 de maio, intitulado "O melhor presente de Lula no dia das mães", que critica o programa Primeiro Emprego e a comparação de aumento de preços acumulado nos oito anos de FHC com o que foi verificado em apenas um ano de governo Lula. "Para o jornalista, aquela foi uma das manipulações mais rasteiras que ele já viu", relatou.

A senadora aconselhou o PT a comparar dados positivos da gestão FHC que o governo Lula está usufruindo, como os resultados na área de comércio exterior. Lúcia Vânia destacou que ao contrário do que o PT vem fazendo, a oposição tem tido uma atuação séria, "não demagógica", que tem colaborado com o governo nas discussões de temas relevantes, como a definição do reajuste do salário mínimo, a lei de falências, e a lei de biossegurança.



14/05/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Para Lúcia Vânia, população mostrou que repudia má qualidade de vida e política tradicional

Lauro Campos denuncia "propaganda enganosa" do GDF

PROJETO DE JUCÁ COMBATE PROPAGANDA ENGANOSA

DUTRA PROTESTA CONTRA PROPAGANDA ENGANOSA

Empresas fabricantes de TVs de plasma são multadas por propaganda enganosa

Francelino quer aperfeiçoar proibição a propaganda enganosa