Lúcia Vânia ressalta demanda social por terra
A senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) ressaltou a -grande demanda social existente no país e que precisa ser atendida urgentemente-, a partir de matérias publicadas pelo jornal O Estado de São Paulo, no último dia 6. As reportagens tratam da ocupação de terras pelo Movimento dos Sem Terra (MST) nos estados de Pernambuco e São Paulo. Ela solicitou que as duas matérias fossem incluídas no Anais do Senado.
O jornal noticia que cerca de 200 trabalhadores sem terra, ligados à Comissão Pastoral da Terra (CPT) e ao MST, ocuparam a prefeitura de Tracunhém, na Zona da Mata pernambucana, durante quatro horas. Segundo o periódico, os trabalhadores sem terra estão acampados há sete anos no Engenho Prado, pertencente à Usina Santa Teresa, do Grupo João Santos, e reivindicam um posicionamento político da Prefeitura em relação ao conflito agrário no local, além das volta das aulas para alfabetização de adultos, suspensas desde janeiro, e cestas básicas.
A outra matéria anuncia que as famílias que estão migrando para os novos acampamentos em Presidente Epitácio, no Pontal do Parapanema, vão ter que esperar mais tempo para conseguir a terra. O jornal afirma que, de acordo com a Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp), -os programas para a região este ano contemplam apenas as 1.400 famílias já cadastradas pelo órgão-.
13/06/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Lúcia Vânia ressalta integridade de Ruth Cardoso
Lúcia Vânia ressalta importância das atividades da CPI da Pedofilia
Lúcia Vânia ressalta importância do combate ao trabalho infantil
Lúcia Vânia ressalta missão humanitária dos brasileiros no Haiti
Lúcia Vânia ressalta força e determinação das mulheres agraciadas
Lúcia Vânia ressalta sucesso de programas sociais criados no governo FHC