Lúcia Vânia ressalta força e determinação das mulheres agraciadas



A senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) ressaltou nesta quinta-feira (9) a força e a determinação das cinco mulheres agraciadas com o Diploma da Mulher-Cidadã Bertha Lutz. Em discurso na sessão solene do Congresso, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a parlamentar disse que são mulheres desse porte que, com sua persistência, conseguem mudar o Brasil e o mundo.

Na sessão solene, foram condecoradas a pajé Raimunda Putani, as trabalhadoras rurais Elizabeth Teixeira e Geraldina de Oliveira, a economista Jupyra Ghedini e a advogada Rosmary Corrêa.

Lúcia Vânia avaliou ainda que, aos poucos, vem crescendo a participação da mulher no Legislativo federal, como também nas prefeituras e nas Câmaras de Vereadores. Disse que assim são abertos novos caminhos para lutar por relações familiares mais igualitárias e harmoniosas e, na área pública, por um número maior de mulheres nos postos de comando.

- No Congresso Nacional, obtivemos importantes conquistas, embora seja pequeno o nosso número. É verdade que tivemos ajuda de homens lúcidos, mas conseguimos, por exemplo, retirar do Código Civil a hierarquização dos gêneros, por ocasião da reforma do Código Civil, em 2002, que era uma discriminação gritante contra as mulheres - afirmou.

Ao concluir seu pronunciamento, Lúcia Vânia disse que a maior luta das mulheres brasileiras é, e deve continuar a ser, pelos direitos humanos em geral, que beneficiem homens, mulheres e crianças, sem distinção de cor, credo ou posição econômica na sociedade.



09/03/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lúcia Vânia ressalta integridade de Ruth Cardoso

Lúcia Vânia ressalta importância das atividades da CPI da Pedofilia

Lúcia Vânia ressalta demanda social por terra

Lúcia Vânia ressalta importância do combate ao trabalho infantil

Lúcia Vânia ressalta missão humanitária dos brasileiros no Haiti

Lúcia Vânia ressalta sucesso de programas sociais criados no governo FHC