Lúcio Alcântara aponta equívoco do "Jornal do Senado" e da "Agência Senado"



O senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE) comunicou ao Plenário, nesta quinta-feira (dia 31), que não deu nenhuma entrevista sobre a renúncia do ex-senador Antonio Carlos Magalhães ao Jornal do Senado ou à Agência Senado de Notícias. O senador manifestou sua indignação com a publicação, nos dois veículos, de declarações atribuídas a ele e que não foram por ele prestadas.

- Isso é uma inverdade, não fui ouvido por nenhum jornalista da Casa. Estou apontando aqui um grave equívoco. A minha preocupação é porque as declarações a mim atribuídas não fazem jus ao meu caráter nem à minha formação - ressaltou o senador.Lúcio Alcântara afirmou que sua posição, no que se refere ao episódio de violação do painel de votação do Senado, foi expressa por seu voto no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, quando do julgamento do caso.

- Eu respondo pelos votos que dou, por meus atos e pelas palavras que pronuncio. Não posso aceitar que se coloquem na minha boca palavras que não pronunciei. Cumpri com minha obrigação. O que eu tinha que fazer nesse caso, fiz quando dei o meu voto no Conselho de Ética e ponto final - afirmou.

Lembrando que algumas vezes foi incompreendido pela imprensa, e mesmo pelos amigos, Lúcio Alcântara destacou que durante todo o processo do Conselho de Ética fez questão de adotar uma postura discreta. Segundo disse, adotou o recato que acredita devem observar os juízes, pois era na posição de juiz que se encontrava no conselho.

Alcântara considerou grave o equívoco cometido pelos órgãos de divulgação do Senado e pediu à Mesa da Casa que adote as providências para esclarecer o ocorrido e evitar que fatos como esse se repitam. O senador Edison Lobão (PFL-MA), na presidência dos trabalhos, comentou que o Jornal do Senado e a Agência Senado de Notícias não podem comprometer a credibilidade que possuem com erros dessa natureza. Afirmou que a Mesa adotará todas as providências que forem necessárias.A Agência Senado esclareceu que as declarações atribuídas a Lúcio Alcântara foram feitas, na verdade, por outro senador.

31/05/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


João Tenório corrige matéria da "Agência Senado" e do "Jornal do Senado"

LÚCIO ALCÂNTARA HOMENAGEIA JORNAL "O POVO" PELOS 70 ANOS

Lúcio Alcântara despede-se do Senado

LÚCIO ALCÂNTARA ANUNCIA AGÊNCIA REGULADORA NO CEARÁ

LÚCIO ALCÂNTARA ENALTECE EDIÇÕES DO SENADO FEDERAL

Lúcio Alcântara destaca papel do Senado em defesa da democracia