Lúcio Alcântara tem propostas para o crescimento do Nordeste



Governador eleito do Ceará, senador Lúcio Alcântara (PSDB), disse que o Nordeste brasileiro precisa especializar-se em áreas de competência e montar pólos e redes empresariais em setores como o de turismo e o técnico-científico (software; microeletrônica; telecomunicações; serviços de engenharia; indústria química; bioquímica). O senador acredita que a região precisa urgentemente aumentar a renda per capita, distribuir renda, promover uma profunda e rápida inclusão social por meio da educação e da formação de mão-de-obra.

Lúcio Alcântara apresentou ao Plenário do Senado o discurso que irá pronunciar no seminário -O Nordeste - Rumo para um desenvolvimento sustentável-, que será realizado na próxima sexta-feira (13) pela Fundação Konrad Adenauer. No discurso, o senador faz uma análise das necessidades do Nordeste e das conseqüências, oportunidades, assim como das cautelas necessárias à inserção dos estados nordestinos na economia globalizada.

O senador diz que as políticas de desenvolvimento regional adotadas para o Nordeste têm objetivado transformar de forma estrutural a economia, com a implantação de novas indústrias, ampliação e modernização das já existentes e criação de um centro manufatureiro autônomo. No entanto, segundo Alcântara, essas ações têm sido -orientadas de cima para baixo, com pouca participação dos beneficiários, desconsiderando a interdependência natural entre as cadeias produtivas ou entre as políticas sociais-.

Além disso, não teria havido ainda efeito distributivo, ou seja, a população não teria sentido os reflexos da modernização da economia, com o aumento da renda per capita e melhoria dos padrões educacionais. Para ele, é preciso enfrentar as seguintes questões: atendimento das necessidades humanas básicas (educação, saúde, saneamento, habitação e transporte); melhoria da qualidade dos recursos humanos e do desenvolvimento científico e tecnológico; ampliação do trabalho produtivo; avanço na organização e participação social (apoio a cooperativas e microempresas); expansão do turismo; e consolidação da infra-estrutura, e consolidação do sistema industrial.



09/12/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


LÚCIO ALCÂNTARA QUESTIONA PROGRAMA PARA NORDESTE

LÚCIO ALCÂNTARA APRESENTA PROPOSTAS NA CÂMARA PARA RECUPERAR A CAJUCULTURA

LÚCIO ALCÂNTARA PEDE MAIS RECURSOS DO PRONAF PARA A REGIÃO NORDESTE

LÚCIO ALCÂNTARA APONTA INSATISFAÇÃO DO NORDESTE COM PPA

LÚCIO ALCÂNTARA DEBATE PROPOSTAS DE COMBATE ÀS DROGAS

LÚCIO ALCÂNTARA FAZ ANÁLISE SOBRE CRESCIMENTO ECONÔMICO E ESTABILIDADE