LÚCIO ALCÂNTARA DESTACA CONTRIBUIÇÃO DA FIOCRUZ PARA SAÚDE PÚBLICA
Segundo o senador, nos últimos oito anos, foram gastos mais de R$ 85 milhões na estruturação dos prédios e na compra de equipamentos para a Fiocruz, o que não foi suficiente para acabar com os problemas de infra-estrutura e para executar projetos de expansão. Alcântara lamentou a greve dos funcionários e pesquisadores da Fundação, que produz cerca de 90% das vacinas fundamentais para a saúde pública nacional. A paralisação, avaliou, prejudica o trabalho de imunização da população brasileira.
- Apesar de reconhecer a necessidade de o Brasil proporcionar condições de trabalho mais adequadas e justas para a produção, circulação e consumo de ciência e conhecimento, não posso concordar com visões pessimistas e melancólicos. O Brasil só é viável à medida que investe na educação e na ciência de seu povo. E o governo Fernando Henrique tem dado a sua contribuição - disse.
As pesquisas e campanhas sanitárias realizadas pelo fundador da Fiocruz, Oswaldo Cruz, também foram lembradas pelo senador. Para Alcântara, as ações do médico e cientista brasileiro são pontos fundamentais na história da saúde pública brasileira. O senador comparou o valor de Oswaldo Cruz, para o Brasil, com o de Louis Pasteur, para a França.
23/05/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
LÚCIO ALCÂNTARA HOMENAGEIA HISTÓRIA DA FIOCRUZ E DO SEU PATRONO OSWALDO CRUZ
LÚCIO ALCÂNTARA DESTACA NECESSIDADE DE DISCUTIR POLÍTICA INDUSTRIAL PARA O PAÍS
LÚCIO ALCÂNTARA DEFENDE NOVOS MECANISMOS PARA FINANCIAR SAÚDE
LÚCIO ALCÂNTARA DESTACA IMPORTÂNCIA DO SENAI
LÚCIO ALCÂNTARA DESTACA PASSAGEM DO DIA DO FOLCLORE
LÚCIO ALCÂNTARA DESTACA MODERNIZAÇÃO DO CEARÁ