LÚCIO ALCÂNTARA DESTACA FORMAÇÃO DE MESTRES E DOUTORES NO CEARÁ
Segundo o senador, os principais cursos oferecidos pela Funcap são Ciências Agrárias e Animal, Exatas e da Terra, Humanas e Sociais, Saúde e Biológica e Ciência da Computação e Engenharias.
Sobre a disciplina Ciências Agrárias e Animal, Lúcio Alcântara disse que nos últimos cinco anos, 318 estudantes receberam o título de mestre. A principal área de atuação desses profissionais é o estímulo à produtividade agrária e pecuária da região. Já o curso de Ciências Exatas e da Terra, desde de 1995 formou 162 mestres e 20 doutores. "Suas pesquisas atendem a formação de pessoal qualificado para trabalhar em projetos ambientais do Nordeste", disse o senador.
De acordo com o Lúcio Alcântara, a perspectiva para os próximos dez anos é de formar 1100 mestres na área de Ciências Humanas e Sociais para atuarem como pesquisadores "na tentativa de conhecer melhor a realidade do Nordeste e do Ceará". No Campo das Ciências da Saúde e Biológicas a meta é de formar 1240 mestres e perto de 400 doutores, nos próximos dez anos.
A última área destacada pelo senador é a de Ciência da Computação e Engenharias. Segundo ele, foram titulados cerca de 70 mestres nos últimos cinco anos, e a perspectiva é de, em 2008, formar 690 mestres e 70 doutores. "A contribuição dessa área é significativa para o setor de recursos hídricos, saneamento ambiental, transportes e engenharia de produção", destacou.
- Colocar esse assunto na pauta de nossos plenários é uma forma de sensibilizar as autoridades e a sociedade organizada para valorizarem esse trabalho tão grandioso de formar recursos humanos para área da docência e da pesquisa em ciência e tecnologia. Tenho certeza de que esse será um dos valores mais destacados a diferenciar as nações no próximo milênio - disse.
19/05/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
MESTRINHO DEFENDE MAIS INVESTIMENTOS NA FORMAÇÃO DE MESTRES E DOUTORES
LÚCIO ALCÂNTARA DESTACA MODERNIZAÇÃO DO CEARÁ
LÚCIO ALCÂNTARA É HOMENAGEADO NA ABERTURA DA BIENAL DO CEARÁ
LÚCIO ALCÂNTARA COMEMORA VOLTA DO ALGODÃO AO CEARÁ
LÚCIO ALCÂNTARA ANUNCIA AGÊNCIA REGULADORA NO CEARÁ
LÚCIO ALCÂNTARA ELOGIA TRABALHO DE ONG INDÍGENA DO CEARÁ