Lúcio Alcântara recebe homenagem durante a Bienal de São Paulo
O presidente do Conselho Editorial do Senado, senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE) recebe nesta sexta-feira (25), às 18h, uma placa do 1º secretário da Casa, senador Carlos Wilson (PTB-PE), e do coordenador da Comissão de Feiras do Livro, Paulo Afonso Lustosa, em agradecimento por sua atuação na promoção da participação do Senado e seus órgãos em eventos literários no país.
Alcântara está à frente do Conselho Editorial desde a sua criação, em janeiro de 1997. Desde então, o conselho promove a publicação de clássicos das letras nacionais, importantes para o pensamento brasileiro. Autores como Capistrano de Abreu, Gilberto Amado, Euclides da Cunha, Pandiá Calógeras, Afonso Arinos de Melo Franco, entre outros, já tiveram suas obras publicadas pelo conselho. A maioria delas já tem o seu direito autoral em domínio público e já não estava mais disponível nas listas de editoras comerciais.
Segundo Alcântara, o objetivo do conselho é promover o contato da população com obras de alto valor histórico e cultural, relevantes para a compreensão da história política, econômica e social do Brasil e para a reflexão dos destinos do país.
O período em que o senador comandou o Conselho Editorial coincide com o de funcionamento da Comissão de Feiras de Livros, que organiza a participação do Senado em eventos da área literária. Além de São Paulo, a Casa estará representada em eventos realizados em cinco cidades em 2002.
O catálogo do Conselho Editorial é dividido nas seguintes coleções: Biblioteca Básica Brasileira (sobre a formação nacional), Clássicos da Política (textos básicos sobre o pensamento político), Brasil 500 Anos (referências para o estudo da História do Brasil), O Brasil Visto por Estrangeiros (reflexões sobre a realidade brasileira) e Memória BrasileiraI (história política do Brasil, em edição fac-similar). Na 17ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, o Conselho Editorial vai lançar 12 novas publicações.
Site do Conselho Editorial:
www.senado.gov.br/web/cegraf/conselho/conselho.htm25/04/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
LÚCIO ALCÂNTARA É HOMENAGEADO NA ABERTURA DA BIENAL DO CEARÁ
LÚCIO ALCÂNTARA HOMENAGEIA ARQUITETO PREMIADO EM BIENAL
Lúcio Alcântara propõe homenagem a Padre Cícero
Lúcio Alcântara recebe delegação de parlamentares hondurenhos e dominicanos
José Alencar recebe homenagem em São Paulo
Lúcio Alcântara homenageia bibliotecários