LÚCIO ALCÂNTARA ELOGIA INCOR POR SEU RELATÓRIO DE ATIVIDADES DE 1998

O senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE) prestou homenagem ao Instituto do Coração dos Hospital das Clínicas de São Paulo (Incor), que acaba de divulgar seu relatório de atividades de 1998 - ano em que a entidade completou seu 21 anos. O senador pelo Ceará qualificou o Incor como "uma das instituições mais respeitadas do país", ressaltando que a publicação do relatório "reflete com fidelidade a imagem de competência, seriedade e espírito público que sempre projeta."
Alcântara destacou o idealismo e a criatividade de cardiologistas, cirurgiões e profissionais de saúde que aturam no Incor ao longo desses 21 anos, e os esforços de personalidades marcantes da medicina no país para criar um centro brasileiro de cardiologia com nível de excelência mundial. O senador citou nominalmente Luis Décourt e Euryclides de Jesus Zerbini.
Esclarecendo que um hospital universitário, como é o caso do Incor, além de aplicar conhecimentos existentes e comprovados, dedica-se à criação, à pesquisa e ao teste de novos experimentos e conhecimentos, Alcântara afirmou que a produção científica do instituto, dirigido pelo médico Adib Jatene, não tem similar na área médica no país e na América Latina.
O senador destacou os esforços da equipe de pesquisadores do Incor, que além do melhor tratamento disponível aos pacientes, procura servir como canal de difusão da medicina, além de contribuir para a descoberta e ratificação de novos medicamentos, técnicas e terapias no tratamento e prevenção de doenças cardíacas.
Alcântara também ressaltou a infra-estrutura do Incor, que dispõe de um dos mais modernos conjuntos tecnológicos do Ocidente, o incentivo do instituto ao desenvolvimento de teses de pós-graduação e o intercâmbio de conhecimentos com instituições estrangeiras que atuam na mesma área.
Ao lembrar que 76% do atendimento global do instituto concentra-se em pacientes cobertos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), Alcântara frisou que o fato é um "exemplo notável de efetiva socialização dos ganhos científicos na cardiologia, direcionados para o atendimento da população". Ele parabenizou a direção e funcionários, dizendo que seu empenho e dedicação "têm honrado a nossa vocação para o desenvolvimento e o progresso de nossa terra".

24/09/1999

Agência Senado