LÚCIO ALCÂNTARA ELOGIA INCOR POR SEU RELATÓRIO DE ATIVIDADES DE 1998
Alcântara destacou o idealismo e a criatividade de cardiologistas, cirurgiões e profissionais de saúde que aturam no Incor ao longo desses 21 anos, e os esforços de personalidades marcantes da medicina no país para criar um centro brasileiro de cardiologia com nível de excelência mundial. O senador citou nominalmente Luis Décourt e Euryclides de Jesus Zerbini.
Esclarecendo que um hospital universitário, como é o caso do Incor, além de aplicar conhecimentos existentes e comprovados, dedica-se à criação, à pesquisa e ao teste de novos experimentos e conhecimentos, Alcântara afirmou que a produção científica do instituto, dirigido pelo médico Adib Jatene, não tem similar na área médica no país e na América Latina.
O senador destacou os esforços da equipe de pesquisadores do Incor, que além do melhor tratamento disponível aos pacientes, procura servir como canal de difusão da medicina, além de contribuir para a descoberta e ratificação de novos medicamentos, técnicas e terapias no tratamento e prevenção de doenças cardíacas.
Alcântara também ressaltou a infra-estrutura do Incor, que dispõe de um dos mais modernos conjuntos tecnológicos do Ocidente, o incentivo do instituto ao desenvolvimento de teses de pós-graduação e o intercâmbio de conhecimentos com instituições estrangeiras que atuam na mesma área.
Ao lembrar que 76% do atendimento global do instituto concentra-se em pacientes cobertos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), Alcântara frisou que o fato é um "exemplo notável de efetiva socialização dos ganhos científicos na cardiologia, direcionados para o atendimento da população". Ele parabenizou a direção e funcionários, dizendo que seu empenho e dedicação "têm honrado a nossa vocação para o desenvolvimento e o progresso de nossa terra".
24/09/1999
Agência Senado
Artigos Relacionados
LÚCIO ALCÂNTARA ELOGIA POLÍTICA DE INFORMÁTICA
Lúcio Alcântara elogia trabalho da APAE
LÚCIO ALCÂNTARA ELOGIA PROGRAMA LUZ NO CAMPO
LÚCIO ALCÂNTARA ELOGIA TRABALHO DA EMBRAPA
LÚCIO ALCÂNTARA ELOGIA MINISTÉRIO DA PRODUÇÃO
LÚCIO ALCÂNTARA APRESENTA RELATÓRIO ANUAL DO BNDES