LÚCIO ALCÂNTARA HOMENAGEIA ASSISTENTES SOCIAIS



O senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE) prestou homenagem à categoria dos assistentes sociais pelo transcurso da data a eles consagrada, no último dia 15. "A assistência social constitui atividade da maior relevância para o desenvolvimento nacional, tanto assim quea Constituição federal lhe reserva, dentro do seu título 'Da Ordem Social', uma seção própria denominada 'Da Assistência Social' ", disse o senador. O dia 15 de maio foi escolhido como Dia do Assistente Social por ter sido nessa data, há 36 anos, que ocorreu a promulgação do Estatuto da Associação Brasileira das Escolas de Serviço Social.

Para o senador, sendo o Brasil um país marcado por dramáticas carências sociais, a questão da assistência social deve merecer particular atenção. Alcântara explicou que, inicialmente, a postura dos profissionais da área podia ser qualificada como conservadora, por adotarem uma perspectiva assistencialista, paternalista. Mas, continuou o senador, com a evolução científica e as transformações vividas pela sociedade brasileira os assistentes foram conduzidos a um posicionamento progressista, transformador, deixando de encarar a clientela como objeto de caridade e misericórdia, e passando a encará-la como cidadãos sujeitos de direitos como quaisquer outros.

- Os profissionais da área realizaram um autêntico salto qualitativo, ao perceberem a dimensão política de sua prática profissional e a necessidade de buscar uma compreensão global da realidade. Hoje a tendência que se verifica no terceiro mundo aponta para o esforço de vinculação do serviço social aos quadros populares, configurando-se a organização popular como a grande estratégia de ação profissional e emprestando-se grande significado à participação social - analisou Alcântara.



21/05/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lúcia Vânia homenageia assistentes sociais

LÚCIO ALCÂNTARA FALA SOBRE DESIGUALDADES SOCIAIS À TV SENADO

Lúcio Alcântara homenageia bibliotecários

LÚCIO ALCÂNTARA HOMENAGEIA DIA DO FOLCLORE

LÚCIO ALCÂNTARA HOMENAGEIA INPE

Lúcio Alcântara quer sistemas de saúde acompanhando índices sociais