Lúcia Vânia homenageia assistentes sociais



A senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) homenageou os profissionais de assistência social, que comemoraram a data no dia 15 de maio. Ela lembrou que a política de assistência social é política de seguridade social e visa melhorar as condições de vida e cidadania da população brasileira, funcionando como uma rede de segurança para enfrentar problemas sócio-econômicos.

Lúcia Vânia destacou a complexidade e a heterogeneidade dos mecanismos de exclusão e desigualdade na sociedade brasileira, lembrando que sobre elas pesam a redução das taxas de fecundidade, o aumento da expectativa de vida ao nascer e o progressivo envelhecimento da população. "Isso significa que crescem as demandas dos grupos de maior idade por previdência, assistência social e serviços mais sofisticados de saúde", afirmou.

A essas questões, a parlamentar acrescentou a desaceleração da geração de empregos nos segmentos econômicos mais dinâmicos, tendo como resultado as pressões pela ampliação dos direitos universais básicos, como educação, saúde, moradia, segurança e alimentação. Assim, a senadora afirmou que hoje, mais do que no passado, se devem reforçar as funções de assistência social, em matéria de prevenção, proteção, promoção e integração sociais. Para ela, o Estado só poderá garantir efetivamente a integração social se contar com as "energias dos assistentes sociais e da sociedade, dinamizados pelos novos mecanismos de solidariedade e parcerias que vêm florescendo".



18/05/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


LÚCIO ALCÂNTARA HOMENAGEIA ASSISTENTES SOCIAIS

Lúcia Vânia diz que governo não tem programas sociais consistentes

Lúcia Vânia: CAS será centro de debates de políticas sociais

Lúcia Vânia condena atraso na implantação de programas sociais

Lúcia Vânia é a nova presidente da Comissão de Assuntos Sociais

Lúcia Vânia ressalta sucesso de programas sociais criados no governo FHC