LÚCIO ALCÂNTARA QUESTIONA PROGRAMA PARA NORDESTE



"Será que se descobriu a fórmula mágica para se alcançar o desenvolvimento equilibrado e sustentado do Nordeste brasileiro?" Com esta pergunta, o senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE) questionou o Programa de Apoio e Desenvolvimento da Fruticultura Irrigada, lançado pelo presidente Fernando Henrique Cardoso na última semana de setembro do ano passado.

- Historicamente, as falhas existentes em todas as tentativas de solucionar o problema crônico da miséria da região decorreram da falta de ação conjunta e coordenada entre os setores público e privado com o objetivo comum de reduzir a concentração de renda, gerar empregos e tornar a agricultura um negócio rentável - lembrou o senador.

Lúcio Alcântara disse que, de acordo com o documento que trata do programa, diferentemente de outras regiões semi-áridas do mundo, o Nordeste brasileiro possui o único clima semi-árido tropical do planeta. A irrigação associada a altas temperaturas, luminosidade e baixa umidade relativa do ar constituem as condições favoráveis para o desenvolvimento de uma agricultura irrigada.

Ele salientou que, segundo estimativas do programa, o rio São Francisco possui potencial imediato para irrigar 600 mil hectares sem necessidade de grandes obras de infra-estrutura hidráulica. O rio Parnaíba e seus afluentes podem disponibilizar cerca de 200 mil hectares de área irrigável. Outras áreas, ainda de acordo com o programa, permitirão irrigar cerca de 100 mil hectares, totalizando o potencial irrigável de todo o Nordeste de um milhão de hectares.

- O programa tem como estratégia central induzir o setor privado a investir, ficando o governo condicionado a prestar o necessário apoio que sempre faltou no passado, tal como, as ações de defesa fitossanitária, organização da cadeia agroindustrial dos principais produtos frutícolas e hortículas, fortalecimento de agricultura familiar, política de crédito e monitoramento ambiental - explicou o senador.



16/04/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lúcio Alcântara tem propostas para o crescimento do Nordeste

LÚCIO ALCÂNTARA PEDE MAIS RECURSOS DO PRONAF PARA A REGIÃO NORDESTE

LÚCIO ALCÂNTARA APONTA INSATISFAÇÃO DO NORDESTE COM PPA

LÚCIO ALCÂNTARA ELOGIA PROGRAMA LUZ NO CAMPO

LÚCIO ALCÂNTARA CELEBRA ABERTURA PARA NOVOS ESCRITORES

PARA LÚCIO ALCÂNTARA, O IMPORTANTE É QUE A PROPOSTA TORNOU-SE REALIDADE