Lúcio Alcântara quer estimular doação de sangue



Já está na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aguardando votação projeto de lei do senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE) que isenta os doadores de sangue do pagamento da taxa de inscrição em concurso público. De acordo com o projeto, o benefício será concedido desde que a doação voluntária seja devidamente comprovada por atestado oficial fornecido pelo banco de sangue, três meses antes da realização do concurso público. O relator, senador Gerson Camata (PMDB-ES), é favorável à aprovação da matéria.

Lúcio Alcântara, que é médico, observou que o objetivo principal do projeto é estimular a doação voluntária de sangue em todo o país. Segundo ele, apenas 0,7% da população brasileira é doadora, índice três vezes inferior ao recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Na Europa, informou o senador, a população doa sangue regularmente, numa proporção acima de 6%.

Para Lúcio Alcântara, a doação voluntária de sangue, além de ser um ato de solidariedade e de elevada relevância social, deve ser estimulada, como propõe o projeto, para manter abastecidos os bancos de sangue e hemocentros espalhados por todo país que, observou, sofrem com a insuficiência de estoques.

- O benefício concedido aos doadores de sangue neste projeto - isenção de pagamento de taxas em concursos públicos - é de fácil operacionalidade e sem impacto econômico significativo para o poder público, ao mesmo tempo em que oferece estímulo e compensação relevantes para que uma pessoa opte pela doação - concluiu Lúcio Alcântara.



02/10/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


LÚCIO ALCÂNTARA QUER DOADORES DE SANGUE ISENTOS DO PAGAMENTO DE INSCRIÇÃO DE CONCURSOS

Efraim Morais propõe medidas para estimular doação de sangue

PROJETOS DE LÚCIO ALCÂNTARA CRIAM INCENTIVOS PARA DOAÇÃO DE ALIMENTOS

LÚCIO ALCÂNTARA QUER FORTALECER O DNOCS

Campanha de doação de sangue em redes sociais quer fidelizar doadores

LÚCIO ALCÂNTARA QUER DEBATE SOBRE CORREIO ELETRÔNICO