Lúcio Alcântara quer socorro urgente para exportadores
O presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE), cobrou do governo rapidez na abertura de linhas de crédito para exportadores brasileiros através do BNDES, além da prometida isenção de PIS-Pasep/Cofins para produtos destinados à exportação. Lúcio Alcântara ficou alarmado com os números apontados pelo colega Osmar Dias (PDT-PR), que estimou uma perda de US$ 1 bilhão nas exportações brasileiras em 2002, devido ao cancelamento de créditos bancários, protecionismo dos países ricos, tributos em cascata e burocracia alfandegária.
- Vamos ter superávit na balança comercial este ano, mas acredito que muito mais pela redução das importações. O Brasil precisa exportar muito mais, temos um percentual baixíssimo de participação no comércio internacional em relação às nossas possibilidades, e tudo se agrava em um momento de crise financeira como a que vivemos. Exportação significa mais emprego e crescimento econômico - afirmou o senador.
O presidente da CAE espera votar depois das eleições o projeto de resolução que institui limites para o endividamento da União, a exemplo do que já foi feito com estados e municípios.
23/08/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
LÚCIO ALCÂNTARA PEDE DISCUSSÃO URGENTE SOBRE PROBLEMA PENITENCIÁRIO NO BRASIL
LÚCIO ALCÂNTARA QUER APERFEIÇOAR CÁLCULOS PARA O REPASSE DO FUNDEF
Lúcio Alcântara quer alterar a CLT para prever lesões por esforço repetitivo
LÚCIO ALCÂNTARA QUER APOIO PARA PROJETO SOBRE ALIMENTO FUNCIONAL
LÚCIO ALCÂNTARA QUER FORTALECER O DNOCS
Lúcio Alcântara quer estimular doação de sangue