Lúdio Coelho defende melhor fiscalização do dinheiro público



O aprimoramento do desempenho do setor público na fiscalização da aplicação dos recursos orçamentários foi defendido em plenário, nesta sexta-feira (dia 10), pelo senador Lúdio Coelho (PSDB-MS) como a melhor maneira de se evitar a ocorrência de desvios. Ele citou o caso do prédio do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) de São Paulo como exemplo de falha na atuação de todas as áreas. Lúdio Coelho lembrou que as irregularidades na obra já estavam sendo apuradas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e todos os anos o Judiciário pedia verbas para a continuidade da construção, o Executivo incluía o pedido no Orçamento da União e o Congresso Nacional aprovava.

- Essas irregularidades tiveram assim a participação de todas as áreas do setor público. Envolveram o Executivo, o Judiciário e o Legislativo, disse o senador.

A mesma opinião Lúdio Coelho externou em relação à apuração das denúncias contra o senador Jader Barbalho (PMDB-PA). Segundo disse, há muito tempo elas vinham sendo divulgadas sem que nada fosse, efetivamente, apurado. Lúdio Coelho afirmou que acompanhou a instalação da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia - Sudam e desde seus primórdios já se comentava a existência de irregularidades na concessão de financiamentos por essa autarquia.

- É necessário que o poder público cumpra com suas responsabilidades para que possamos dar um término nisso tudo. As irregularidades que mais estão perturbando o pensamento da família brasileira hoje, foram quase todas ocorridas há quinze, vinte, trinta anos atrás. Ficamos só apurando fatos que aconteceram no passado e não cuidamos do presente, afirmou o senador.

Lúdio Coelho considera importante que a classe política trabalhe com persistência e rapidez no sentido de tomar as decisões necessárias a fim de encerrar logo esse estágio. A seu ver, a população precisa readquirir a confiança em que essas dificuldades serão superadas para voltar a trabalhar normalmente na construção do futuro do país.

10/08/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lúdio Coelho protesta contra liberação de dinheiro para estados

LÚDIO COELHO DEFENDE CONSOLIDAÇÃO DO MERCOSUL

LÚDIO COELHO DEFENDE INDICAÇÃO DE TERESA GROSSI

LÚDIO COELHO DEFENDE USO DE SOJA TRANSGÊNICA NO BRASIL

LÚDIO COELHO DEFENDE PRIORIDADE PARA REFORMA POLÍTICA

LÚDIO COELHO DEFENDE ICMS ÚNICO EM TODO O PAÍS