Luiz Henrique homenageia jornalista Ruy Mesquita



O senador Luiz Henrique (PMDB-SC) homenageou em Plenário, nesta quarta-feira (22), o jornalista Ruy Mesquita, diretor do jornal O Estado de São Paulo, que morreu na terça-feira, de câncer, aos 88 anos. O parlamentar se emocionou durante o pronunciamento ao ler a carta que Fernão Lara Mesquita, filho de Ruy, escreveu ao pai e que foi publicada no jornal.

O senador destacou a trajetória de jornalismo democrático, de combate à censura trilhada por Ruy Mesquita, ressaltando sua coragem para manifestar ideias contrárias ao regime no Estado Novo. Assinalou o fato de que o jornalista continuava em atividade mesmo depois dos 80 anos, sendo um exemplo de dedicação à notícia e à comunicação, sempre atento aos fatos.

Conhecido como o "doutor Ruy", Mesquita pertencia a uma das mais tradicionais famílias de jornalistas do Brasil e por mais de 60 anos esteve à frente do “Estadão”. Mais recentemente, era o responsável direto pelos editoriais do jornal. Segundo seus familiares, trabalhou até a véspera de sua internação no hospital, no dia 25 de abril.

- Que o jornalismo brasileiro se inspire na sua obra e no seu exemplo - disse Luiz Henrique.

O parlamentar se comoveu durante a leitura da carta do filho de Ruy Mesquita. Texto que considerou uma "extraordinária homenagem".

- É extraordinariamente fortalecedor para nós ver como um filho pode falar do pai. O orgulho, a ternura, o carinho que um filho tem pelo pai - disse emocionado.



22/05/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senadores lamentam morte do jornalista Ruy Mesquita

Mesquita Júnior comunica falecimento do jornalista Fé em Deus

Maciel requer voto de louvor ao jornalista Ruy Mesquita

Mesquita Júnior manifesta indignação com prisão de jornalista no Acre

Reprises do programa Entrevista Especial com o jornalista Fernando Cesar Mesquita

Reprises do programa Entrevista Especial com o jornalista Fernando Cesar Mesquita